Quartas-feiras

19h30 reunião de ensino

Domingos

19h culto & ministério infantil

(47) 3370-2119

365ª SEMANA - Vitórias em lugar de derrotas

Buscar

Categorias

22

Jul

365ª SEMANA - Vitórias em lugar de derrotas

Leitura Bíblica: João 5:2-9

TEXTO CHAVE: “Ora que o Deus de esperança vos encha de todo o gozo e paz em crença...” Rm. 15:13a 

 

OBJETIVO DA LIÇÃO:  Você vai ter condições de animar-se a alcançar seus objetivos e chegar à vitória; compreender que existem barreiras para alcançar as vitórias e crer que jesus é o maior amigo nas horas difíceis.

 

PONTOS A ENFATIZAR:

a) Um homem esperava um milagre há 38 anos. Todos o veem, mas ninguém o ajuda a entrar nas águas abençoadoras. Quem sabe até mesmo sua família o abandonara à beira daquela fonte. Cada um vai cuidar da sua própria vida. Uma multidão se acotovela em volta do tanque, esperando um milagre que somente chega para alguns poucos. A maioria continua enferma, infeliz, esperando. Às vezes esperar é a única coisa que se pode fazer. As coisas permanecem difíceis enquanto Jesus não chega. Quando Ele se apresenta, com certeza traz a vitória.

b) Barreiras à vitória – No texto de Joao 5, existem pelo menos três obstáculos que se opõem à esperança. Elas impedem o cristão de crer, entulham o caminho de desconfiança, criam empecilhos à fé, produzem desânimo e aprisionam a pessoa no desespero. 1) A multidão de necessitados – Havia uma multidão de sofredores junto ao tanque. Todos disputavam a mesma benção. Cada um buscava o seu milagre. Apenas uns poucos recebiam o que buscavam. A maioria continuava ano após ano no mesmo estado. Qualquer novo doente que chegasse junto ao tanque ficaria desanimado pela grande quantidade de pessoas que ali esperavam sua chance. O mesmo acontece conosco. Quando vemos tanta gente que sofre como nós, a tendência é desanimar. 2) Falta de solidariedade – O homem, triste e desesperançado, afirma para Jesus que não tem ninguém. Como um paralítico poderia entrar sozinho nas águas? O homem vê os outros enfermos serem curados, contempla o mover das águas, mas nada pode fazer. Sozinho, ele não consegue receber a vitória que deseja. A vida é bem mais fácil quando temos alguém que se importa conosco. É difícil vencer sem ajuda. 3) A questão do tempo- O homem estava acamado por 38 anos. Quando se está sofrendo, 38 anos é muito tempo; no sofrimento, cinco minutos já é tempo demais. Esperar enfraquece a esperança. Uma coisa é certa, a espera do homem junto ao tanque, mesmo longa, não foi em vão. Ele foi curado!

c) Agentes da vitória -  embora haja obstáculos que bloqueiam a vitória, também há agentes que nos conduzem a ela.  Deus os usa para fortalecer o abatido, renovar o cansado e levantar o caído. Ele fornecem uma força redentora que nos capacita a continuar acreditando que as coisas podem ser transformadas, mesmo diante do caos. 1) A vontade de viver – que vontade tinha aquele homem. Apesar de toda a dificuldade, ele continua junto ao tanque. Ninguém o ajuda, mas ele permanece ali. Ninguém se importa com a sua situação, mas ele não desiste. Ele persevera, resiste e não aceita continuar enfermo. Por 38 anos nada acontece e ele espera por seu milagre, acredita que a vida vai mudar, persiste ao lado do tanque. O cristão não deve deixar que as dificuldades lhe roubem a vontade de viver. Quem aprende a celebrar a vida, mesmo sofrendo, alcançara a vitória. 2) a bondade de alguém – A esperança de vitória renasce quando alguém se importa e oferece uma mão amiga. Mesmo que muitas vezes nem recebemos o milagre, um toque, um momento de atenção já faz uma grande diferença. Jesus viu o homem que sofria. Jesus percebeu que o homem estava enfermo há muito tempo. 3) A possiblidade do milagre – O homem continuava junto ao tanque por uma única razão. Uma vez ou outra, as águas se moviam e quem entrasse no tanque ficava curado. Não eram todos que recebiam a cura, mas alguém sempre recebia. Saber que existe, ainda que seja uma mínima possibilidade de milagre, já é suficiente para crer que a qualquer momento nossa vez vai chegar. E o dia chegou. Levanta pega a tua cama e anda. Levantou-se, pegou a cama e foi embora curado!

 

AJUDA PARA DESENVOLVER A LIÇÃO:

A esperança se realiza quando entendemos que Cristo conhece a nossa dor (Jo. 5:6). Ele conhece a cada uma das nossas dores e dificuldades. Deus tem visto os nossos sofrimentos. Por isso Ele se fez homem e veio ao nosso encontro, para acabar com aquilo que nos aflige. A esperança se realiza através da Palavra de Cristo. (Jo. 5:8). Cristo falou, e Sua Palavra gerou fé no coração do paralítico e ele andou. Pela palavra de Jesus, 38 anos de sofrimento acabaram.

 

Pesquisa efetuada na: Lições da Palavra de Deus, nº 09, Ano 2. (Comentarista Silmar Coelho).