Quartas-feiras

19h30 reunião de ensino

Domingos

19h culto & ministério infantil

(47) 3370-2119

366ª SEMANA - O Valor dos Bons Conselhos

Buscar

Categorias

29

Jul

366ª SEMANA - O Valor dos Bons Conselhos

Leitura Bíblica:  Provérbios 1:1-6

TEXTO CHAVE: “O temor do Senhor é o princípio da sabedoria; os loucos desprezam a sabedoria e a instrução”. Pv. 1:7

 

OBJETIVO DA LIÇÃO: Você vai conhecer o conceito geral dos livros de Provérbios e Eclesiastes, identificar as fontes da sabedoria dos sábios antigos e compreender propósito da sabedoria ensinada na Bíblia.  A Palavra-chave é “sabedoria” que significa grande instrução, ciência, erudição, saber.

 

PONTOS A ENFATIZAR:

a) Você lembra dos ditados populares que ouvia dos seus pais? “Águas passadas não movem moinhos”; “Água mole em pedra dura tanto bate até que fura”; “Quem espera sempre alcança”. Essas pequenas expressões contém conselhos de uma cultura popular impregnada de valores éticos, morais e sociais, que acabam por dirigir as regras da vida em sociedade.  Mais do que qualquer outra fonte, a Bíblia está recheada dessas pérolas. São bons conselhos que revelam a sabedoria divina. Tais máximas bíblicas são expressas em linguagem figurada, das mais variadas formas (parábolas, fábulas, enigmas e provérbios).

b) Joias da literatura – A Bíblia diz que Salomão compôs 3 mil provérbios, e foram os seus cânticos mais de mil (1 Rs. 4:32). Salomão foi o principal autor do livro de Provérbios (Pv. 1:1), mas não o único. O livro revela que havia alguns provérbios de Salomão que circulavam nos dias do rei Ezequias, e que posteriormente foram compilados pelos homens deste piedoso reis (Pv. 25:1). Eclesiastes também é atribuída a Salomão (Ec. 1:1). Salomão faz um balanço da vida do ponto de vista de alguém que teve o privilégio de vive-la com intensidade, mas que descobre ser ela totalmente vazia se não vivida em Deus.

c) A sabedoria dos antigos -  Pelo menos duas referências do livro de Provérbios fazem citação das “palavras dos sábios” (Pv. 22:17; 24:23). O texto não identifica quem são esses sábios, mas Salomão foi mais sábios que vários deles famosos na época citados em 1 Rs. 4:29-31. A sabedoria de Salomão nas mais diversas áreas da vida são notáveis. Mostra como honrar os pais, criar os filhos, lidar com o dinheiro, conduzir a sexualidade, trabalhar, exercitar a liderança, usar bem as palavras, tratar os amigos com gentileza, cultivar emoções e atitudes de modo pacífico. O pensar e corresponder o amor de Deus reflete a prática cotidiana de nossa existência. Tudo procede de Deus e sem Ele nada podemos fazer.

d) As fontes da sabedoria – 1) A sabedoria popular – Deus dá inteligência aos homens para que estes possam analisar as situações da vida e tirar delas conclusões que servirão para si mesmos e para outras pessoas, em forma de conselhos e advertências. 2) A sabedoria divina – Salomão pediu a Deus sabedoria (1 Rs. 3:9) e o Senhor respondeu (1 Rs. 3:10-12). Esta é a fonte da sabedoria de Salomão e explica o porquê de ninguém conseguir superá-lo.

e) O propósito da sabedoria – Entender as palavras da prudência, receber a instrução do entendimento, a justiça, o juízo e a equidade. Dar aos simples prudência e aos jovens conhecimento e sensatez; ouvir e crescer em sabedoria; adquirir sábios conselhos, compreender provérbios e sua interpretação. Além de apontar valores éticos e morais fortalece os valores espirituais. Da mesma forma o livro de Eclesiastes aponta para Deus como a razão de toda a existência humana. Fora dele não há base segura para uma moral social.  

 

AJUDA PARA DESENVOLVER A LIÇÃO:

A literatura do conhecimento e sabedoria em Provérbios e Eclesiastes, revela que o temor do Senhor é o fundamento de todo o saber. Ninguém pode ser considerado sábio se os seus conhecimentos não revelarem princípios do saber divino. Segundo a Bíblia, um sábio não se caracteriza apenas por ter muita informação ou inteligência, mas, é alguém que aprendeu o temor do Senhor como a base de toda sua vida, e, por isso, sabe viver e conviver (Tg. 3:13-18).

 

Pesquisa efetuada na: Lições Bíblicas, CPAD, Coment. José Gonçalves.