Quartas-feiras

19h30 reunião de ensino

Domingos

19h culto & ministério infantil

(47) 3370-2119

367ª SEMANA - Os Pilares da Família

Buscar

Categorias

05

Ago

367ª SEMANA - Os Pilares da Família

Leitura Bíblica: Dt. 8:10-14;17,18

TEXTO CHAVE: “Se as vossas riquezas aumentam, não ponhais nelas o coração”. Sl. 62:10b

 

OBJETIVO DA LIÇÃO:    Você vai ser capaz de entender que tudo o que temos ou somos vem do Senhor; compreender que somos apenas mordomos de tudo o que possuímos e manter um estilo de vida coerente com as suas finanças. 

 

PONTOS A ENFATIZAR:

a) Estudos feitos sobre o comportamento de casais demostraram que sexo e finanças, juntamente com a falta de comunicação, são os que mais problemas trazem para os cônjuges. Foi também demonstrado que esses dois problemas são os que mais tempo levam para que haja ajuste satisfatório. Esses assuntos causam conflitos tão sérios que chegam a provocar o divórcio entre muitos casais.

b) Vamos falar de finanças – Conhecendo bem o coração do homem com relação aos bens materiais, o Senhor Jesus preocupou-se em dar-lhe ensinamentos sobre o mesmo. Dois terços das parábolas de Jesus estão relacionadas com dinheiro ou com bens.  Ele conhecia a facilidade de o homem dividir seu coração entre Deus e as riquezas (Mt. 6:21-24). É um fato que não se contesta que o dinheiro supre uma grande parcela das necessidades da vida humana como também traz grandes benefícios. Quando se possui dinheiro, pode-se oferecer um certo conforto à família, satisfazendo suas necessidades materiais, além da condição de ajudar próximo. O mal não está em possuir o dinheiro, porém na maneira de possuí-lo (1 Tm. 6:10). Finanças exige planejamento. Não é difícil encontrar pessoas que trabalham por toda a vida, ganharam muito dinheiro; mas quando chegaram a final da vida, não possuíam nem uma casa própria ou outro bem de valor. Quando chegam a aposentaria caem em depressão porque precisam continuar trabalhando, pois o dinheiro que ganham não é suficiente.  Para isso não acontecer e termos sucesso é preciso saber manter um sistema de valores tendo como referência alguns pontos importantes:

1) Estabelecer prioridades; 2) Organizar o orçamento de maneira que os gastos possam ser controlados e empregue somente aquilo que dispõe. 3) Administre com sabedoria, investindo naquilo que não se conhece é andar no escuro, assim como continuar contraindo mais dívidas do que se possa pagar.  4) Ser econômico, poupar e ser sábio com os gastos não é sinônimo de avareza nem de usura. O avarento não consegue usufruir os bens que possui. Guarda tanto que morre sem a alegria de desfrutar da riqueza. Ser econômico é gastar com sabedoria, não esbanjar o que lhe sobra. O fracasso de muitas famílias é consequência do desperdício, ao jogar fora algo que poderia ser útil para si ou para alguém mais necessitado.  Você deve lembrar que as primícias pertencem a Deus (Pv. 3:9).  Seja fiel ao Senhor naquilo que lhe é devido. O segredo do sucesso não está no quanto se ganha, mas em como, se administra aquilo que se ganha, dando prioridade a Deus. Cada um deve viver a sua própria realidade. (1 Ts. 4:11,12).

c) Como viver na intimidade – Muitos cristãos ainda consideram o sexo como um tabu, como coisa ruim que o diabo preparou para tentar o homem. Por isso, deve ser praticado sem comentários. Falar de sexo, para alguns, é considerado como pecado. É preciso que se mude tal mentalidade. Enquanto pensamos desta maneira, o diabo, certamente muito alegre, controla o comportamento sexual dando seus “ensinos” errados até mesmo através dos veículos de comunicação. Certos pais têm vergonha ou reserva de abordarem esse assunto porque foi assim que aprenderam e não tem coragem de enfrentar mudanças. Muitos casais sofrem na intimidade certas circunstancias desagradáveis que não deveriam existir, por falta de liberdade de expressão sobre o assunto entre eles próprios.  Deus criou o homem diferenciado da mulher em todos os sentidos para que se completassem. Ele mesmo criou o homem com necessidades e desejos, com instintos que deveriam ser satisfeitos para seu bem estar e felicidade. O inimigo distorceu todo o aspecto principal, tornando o sexo causador de muitos problemas dentro e fora do casamento, com a finalidade de sujar e colocar impureza em algo que deve ser praticado com respeito, satisfação e alegria. O sexo não é coisa vergonhosa como alguns conceituam. Deus determinou que através do casamento, marido e mulher vivessem unidos em uma só carne (Gn. 2:24). Portanto, o sexo deve ser a experiência de um relacionamento íntimo, com a liberação do próprio Deus. O significado do sexo é que o marido e mulher pertençam um ao outro sem reservas. Portanto, o sexo é a forma pela qual o marido e mulher se completam e não deve ser considerado como uma rotina, uma obrigação um dever de submissão como muitos pensam. É uma entrega total na qual ambos se doam, e ao mesmo tempo, recebem alegria, prazer, felicidade, complementação.

 

AJUDA PARA DESENVOLVER A LIÇÃO:

O sexo significa para o casal o ato que satisfaz um instinto próprio do ser humano, aumenta o amor, diminui as tensões e exalta a expressão de pertencer. Para não dificultar a intimidade do casal a realização deve ser considerada necessidade para ambos; deve alimentar uma comunicação franca e aberta; deixar os problemas de lado pelo menos por algum tempo; reservar tempo para estar a sós com o cônjuge; fazer de sua casa, e principalmente do seu quarto, um lugar aconchegante e agradável; levar em conta que o asseio, a higiene e boa aparência devem ser requisitos indispensáveis;  manter o bom humor no seu relacionamento e criar uma atmosfera saudável em sua casa porque isso reflete a sua intimidade.

 

Pesquisa efetuada na: Lições da Bíblia, nº 11, Ano 2. (Comentarista Dra. Albertina).