376ª SEMANA - Cumprindo as Obrigações diante de Deus
Out
376ª SEMANA - Cumprindo as Obrigações diante de Deus
Leitura Bíblica: Ec. 5:1-5
TEXTO CHAVE: “Quando a Deus fizeres um voto, não tardes em cumpri-lo; porque não se agrada de tolos; o que votares, paga-o” Ec. 5:4
OBJETIVO DA LIÇÃO: Você vai conceituar as obrigações de natureza social e religiosa, explicar as obrigações ante a santidade de Deus (reverência e obediência) e compreender as obrigações frente a transcendência e a imanência de Deus.
PONTOS A ENFATIZAR:
a) Salomão versa aqui sobre o estilo de vida do adorador consciente dos seus direitos e obrigações diante de Deus.
b) Obrigações e devoção:
1) Obrigações de natureza político-social - Há um ditado popular que diz: “Primeiro a obrigação, depois a devoção”. Aqui, há um dualismo que separa a obrigação (vida social) da devoção (vida espiritual), como se ambas fossem duas dimensões distintas. Tal máxima não é bíblica, pois o livro de Eclesiastes denota uma perspectiva completamente oposta (Ec. 8:2). As Escrituras orientam-nos a priorizar o Reino de Deus sem perder de vista a dimensão material em que estamos inseridos (Mt, 6:33; 22:21). Vivemos em um mundo em que há autoridades constituídas e onde, direitos e deveres são estabelecidos. Somos cidadãos e possuímos direitos e deveres para com o Estado. Não podemos eximir-nos das nossas obrigações para com a nação. A nossa consciência cívica deve ter como base a Bíblia sagrada.
2) Obrigações de natureza religiosa – Além da nossa obrigação político-social, de natureza cível, há também a de natureza religiosa na dimensão do culto, da adoração. A palavra hebraica SCHACHAR mantém o sentido de “prostrar-se com deferência diante de um superior”. (Gn. 22:5; Êx. 20:5). É com esse entendimento que Salomão fala da casa de Deus como o local de adoração (Ec 5:1).
c) Obrigações ante a santidade de Deus:
1) Reverência - Todo culto tem uma liturgia e não há nada de errado nisso. A palavra liturgia está associada ao culto da igreja Primitiva. Quando em Antioquia houve uma escolha e separação de obreiros para a obra missionária (At. 13:2), Lucas registra o fato utilizando a palavra grega LEITOURGEO para designar serviço, e dessa palavra vem o vocábulo português LITURGIA. Esta também faz parte da adoração a Deus. Devemos ter muito cuidado quando entramos na casa de Deus (Ec. 5:1). Desligue o celular, não masque chiclete, seja reverente! Seja um verdadeiro adorador!
2) Obediência – Obedecer a um conjunto de normas e regras sem atentar para os princípios que o fundamentam é puro legalismo. Não vale a pena observar o preceito sem atentar para o principio existente por trás dele. Deus não se interessa na observância do sacrifício em si, e sim na obediência aos princípios que regulamentem a sua prática. (Ver 1 Sm. 15:22).
d) Obrigações frente a transcendência de Deus:
1) Deus, o criador – Todas as religiões possuem a noção do sagrado e demonstram respeito por ele. No cristianismo, como no judaísmo, a consciência do sagrado revela-se na manifestação do Deus verdadeiro, que ao longo da história deu-se a conhecer ao homem. O Deus Criador se distingue da própria criação (Dt. 4:15-20). A teologia bíblica denomina essa doutrina de “a transcendência de Deus”. Deus está além de suas criaturas, como afirma Ec. 5:2 b. ele pode humanizar-se, como já o fez (Jo. 1:14) mas o homem não pode tornar-se divino. Quem procurou ser igual a Deus foi expulso do céu. (Is. 14,12-15; Ez. 28:1,2).
2) Homem, a criatura – O homem foi criado por Deus como a coroa da criação. Ele não surgiu do acaso nem de uma mistura acidental de elementos naturais. E a nós Deus se revelou, manifestou seus atributos, vontades e apesar de estarmos condenados à morte eterna, Deus proporcionou em Jesus Cristo a salvação que nos era necessária para passássemos a eternidade futura como nosso Criador Redentor.
e) Obrigações diante da imanência de Deus – O atributo da imanência divina revela-nos um Deus que se relaciona com a sua criação. Isto significa que o Pai Celeste não é um Deus distante que, após criar o mundo, ausentou-se dele! Pelo contrário, Ele é um Deus presente, participa da sua criação e nela intervém. Ec. 5:4 narra o culto a Deus e o Senhor identificando-se com o homem que lhe oferece adoração, seja aprovando ou reprovando-o. A proximidade de Deus com o homem deve fazer-nos melhores cristãos e pessoas.
Transcendência – O que ultrapassa o conhecimento comum, e vai além da experiência meramente humana. A transcendência é um dos atributos naturais de Deus.
Imanência – Qualidade do que está em si mesmo, não transita a outrem. É o posto de transcendência, não se encontra à parte de sua criação; acha-se presente nesta através dos atributos de sua imanência: onipresença, onisciência onipotência e por intermédio de seus atributos morais.
Pesquisa efetuada na: Lições Bíblicas, CPAD, 2013. (José Gonçalves)