Quartas-feiras

19h30 reunião de ensino

Domingos

19h culto & ministério infantil

(47) 3370-2119

384ª SEMANA - Autoridade das Escrituras

Buscar

Categorias

03

Mar

384ª SEMANA - Autoridade das Escrituras

Leitura Bíblica: Neemias 8:1-6

TEXTO CHAVE: “Nunca me esquecerei dos teus preceitos, pois por eles me tens vivificado. Sou teu, salva-me; pois tenho buscado os teus preceitos”. Salmo 119:93,94

 

OBJETIVO DA LIÇÃO: Você vai compreender a natureza e a finalidade da Bíblia, crer que a Bíblia é a Palavra de Deus revelado ao homem e reconhecer a autoridade divina das sagradas Escrituras.

 

PONTOS A ENFATIZAR:

a) Muito se tem discutido sobre a participação humana na produção dos livros que compõem a Bíblia.  Esse é um assunto de grande relevância porque, caso tenha alguma dúvida em seu coração de que a Bíblia é a Palavra de Deus, o cristão terá muitos problemas para crer em Deus e obedecer-lhe.

b) Origem das Escrituras – A palavra Bíblia deriva da palavra grega BIBLION. Na forma plural, BÍBLIA, o termo significa COLEÇÃO de Livros pequenos. Ao todo são 66 livros, sendo 39 no Antigo testamento e 27 no Novo testamento. O material usado para escrever as cópias dos primeiros manuscritos bíblicos foi o papiro, originário de uma planta que crescia ao redor do Rio Nilo. Também foram empregados para compor os textos originais sagrados: a pedra e o pergaminho. Ex. 24:12; 2 Tm. 4:13). Antes da invenção da escrita, as pessoas transmitiam as histórias bíblicas oralmente e foi por muito tempo (Sl. 44:1). Com o desenvolvimento da linguagem escrita, as revelações de Deus adquiriram um formato literário. Um personagem importante dos registros bíblicos é o escriba ou copista, que tinha a responsabilidade de produzir cópias através dos tempos, guardando os registros históricos e literários para as gerações futuras (Ne.8:1; Jr. 36:4). As Escrituras Sagradas são constituídas de uma enorme riqueza literário-discursiva, códigos legais, relatos épicos, poesia, narração de fatos, leis, profecia, evangelhos, epístolas e comunicação com caráter doutrinal e instrucional às comunidades cristãs.

c) Inspiração das Escrituras -  A Bíblia é diferente de todos os demais livros do mundo em razão da sua inspiração divina (2 Pd. 1:21). O vocábulo inspirada significa soprado para dentro, ou seja, comunicada aos escritores por Deus, por meio do seu Santo Espírito (Hb. 1:1,2).  Assim, a Palavra de Deus é plenamente inspirada em todas as questões que pertencem à nossa vida cotidiana.

d) O poder das Escrituras –   A narração de Neemias 8 tem grande semelhança com o trabalho de Moises no monte Horebe (Dt. 4:10).  Esdras desempenha a atividade sacerdotal, com a responsabilidade de ler a Lei e ensiná-la criteriosamente aos israelitas (Ne. 8:1-6).  Merece destaque o fato de o pedido para ouvir a Lei vir do povo. Todos queriam entende-la (Ne.8:1).  O poder da Palavra provocou nos que a ouviam a consciência do pecado e um profundo arrependimento (Ne. 8:9).  A Bíblia continua a ser autoridade única em matéria de religião, fiel padrão pelo qual devem ser aferidos a doutrina e a conduta dos homens. Esdras louvou o Senhor, identificou-o como fonte de benção para o povo. Então o povo respondeu: Amém e levantou as mãos, indicando concordância com Esdras na oração. Os judeus inclinaram a cabeça e adoraram o Senhor com o rosto em terra, um ato de submissão voluntária ao seu Criador.   

 

AJUDA PARA DESENVOLVER A LIÇÃO:

Verificar Rm 15:4.  Podemos estar certos do valor que a Bíblia possui, em sua inteireza, para o viver diário. Ela é a Palavra de Deus que nos direciona em todos os aspectos da vida (Sl. 119:105). Sua autoridade é exercida em nosso interior, conforme nos ensina o Mestre (Jo. 6:63b). Precisamos sempre estar dispostos à transformação e ao aperfeiçoamento proporcionado pelo conhecimento bíblico, a fim de que sejamos, cada dia, mais parecidos com Jesus. Não vamos esquecer da leitura e meditação, pois somente a Palavra de Deus pode mudar, para melhor, o rumo de nossa existência.

 

Pesquisa efetuada na: Lições Bíblicas, CPAD, 2013. (Pr.Gilmar Chaves e Pr. Jefferson Magno)