Quartas-feiras

19h30 reunião de ensino

Domingos

19h culto & ministério infantil

(47) 3370-2119

385ª SEMANA - Autoridade do Evangelho

Buscar

Categorias

10

Mar

385ª SEMANA - Autoridade do Evangelho

Leitura Bíblica: Romanos 1:1-6; 15-17

 

TEXTO CHAVE: “E bem sei que, indo ter convosco, chegarei com a plenitude da benção do evangelho de Cristo”. Rm. 15:29

 

OBJETIVO DA LIÇÃO: Você vai conceituar evangelho e definir sua finalidade atual; entender o papel da igreja na salvação dos pecadores e saber de que maneira podemos viver sob a autoridade do evangelho.

 

PONTOS A ENFATIZAR:

a) A palavra Evangelho (Grego: Boas Novas) faz parte da lista de vocábulos essenciais ao cristianismo. Seu significado expõe a autoridade e o poder que remonta à sua origem; é o evangelho de Deus e de Seu Filho, levado a efeito por meio do Seu Espírito (Rm. 1:1,0; 1 Ts. 1:5). Pregar o evangelho é apelar ao homem que tome a decisão de obedecer a Cristo (Ef. 1:13; 1 Pd. 4:17).

b) A Boa Nova da Verdade - O evangelho constitui-se no anuncio da verdade em seu caráter genuíno e puro, que é Jesus Cristo, o Salvador, para uma sociedade que descarta valores éticos e morais (Mt. 4:23; Gl. 2:5). A esse verdade, devem os homens obedecer, sem exceção, sob o risco da condenação eterna (Rm. 2:16; 10:16).  A igreja deve estar atenta à triste condição em que se encontram os pecadores, uma vez que têm uma forte barreira a ser traspassada: o deus deste século impede-lhes de perceber a luz do evangelho e a gloria de Cristo (At. 15:7; 2 Co. 4:3,4). O evangelho desmascara as falsas religiões, sua mensagem implica em fé exclusiva e orienta-nos à busca pela vida em conformidade com a verdade por ele proclamada. O evangelho da verdade, exerce um papel libertador, O poder libertador do evangelho conduz-nos a evitar, diariamente, a tentação de recuar na fé e voltar para a velha vida, na qual o pecado tinha domínio sobre nós. (1 Jo. 5:20). A verdade do evangelho não permitirá que desvaneçamos, pois a fé produz liberdade! O evangelho tem poder para trazer esperança, e de sua mensagem não devemos aparte-nos (Rm. 15:4,13).

c) A Boa Nova do Reino – Na essência da mensagem evangélica, está o anuncio de que Deus tem um reinado específico a realizar no coração do homem (Êx. 15:18; Sl. 146:10).  Deus ordenou nas Escrituras que o evangelho do reino seja pregado a todas as nações, a fim de que todas as pessoas possam obedecer à Sua ordem de crer (Mt. 24:14).  Deus quer reinar com justiça. Essa é a mensagem poderosamente anunciada pelo evangelho da salvação tanto pelos profetas no Antigo Testamento (Is. 5:16; Ez. 37:24) como por jesus e pelos apóstolos no Novo testamento (Mt, 5:6; Fp. 3:9). O evangelho produz, no tempo presente, os frutos de justiça que redundam na gloria e no louvor de Deus eternamente (Fp. 1:11). 

d) A autoridade do Evangelho hoje – O evangelho é o poder de Deus (Rm 1:16), em atuação para salvar a humanidade. A Igreja de Cristo é o instrumento para disseminar, com dedicação, as boas novas de Jesus por todo o mundo, às vezes em face de grande oposição (At. 9:31).  Jesus e os discípulos atuavam com poder na apresentação da boa nova de salvação (Mc. 13:10). Os apóstolos continuaram com o mesmo esforço e homens e mulheres na Igreja primitiva levaram avante as boas novas do evangelho de Cristo. (2 Co. 2:12; At. 8:40).

 

AJUDA PARA DESENVOLVER A LIÇÃO:

Sinais e maravilhas continuam a acontecer na Igreja por meio do nome de Jesus.  Essa manifestação do sobrenatural de Deus significa a aprovação de Cristo e o poder espiritual que está sobre o Seu povo (Mc. 16:17-20). Não devemos deixar de notar dois tipos de distorção no conceito de evangelho em nossos dias: 1) Um evangelho fútil que, descompromissado com o Senhor Jesus, é totalmente voltado para a satisfação pessoal e interior do adorador (Jd. 1:18,19). As principais características são o mundanismo, a imaturidade e o aspecto carnal da experiência religiosa (Cl. 2:18; 1 Co. 3:1-3). 2) Um evangelho falso que, embora acompanhado de grandes sinais e prodígios, é apresentado por obreiros fraudulentos, falsos mestres e lobos devoradores disfarçados de ministros de Cristo (2 Co. 11:13; 2Pd. 2:1). Tudo isso foi predito nas profecias e é tão sério que os que pervertem a mensagem divina são tidos como debaixo de maldição (1 Co. 16:22; Gl. 1:8,9).  O verdadeiro evangelho anuncia a graça oferecida por Deus aos que estão mortos em delitos e pecados, anunciando-lhes o poder que foi dado ao salvador para trazê-los à vida (Ef. 2:1), e que este poder encontra-se disponível a todos, pela fé em Jesus (Jo 5:24). Existe uma grande urgência para conceituar o verdadeiro evangelho a fim de evitar a sua distorção. (Gl. 1:6,7; 2 Co. 11:4).  Precisamos tomar muito cuidado com o atual evangelho gospel, onde o mercado é dominado por usurpadores e gananciosos e utilizam seus shows para arrecadar fortunas.  Que Deus possa nos dá uma visão certa do Evangelho DE Cristo!!

 

Pesquisa efetuada na: Lições Bíblicas, CPAD, 2013. (Pr.Gilmar Chaves e Pr. Jefferson Magno)