Quartas-feiras

19h30 reunião de ensino

Domingos

19h culto & ministério infantil

(47) 3370-2119

389ª SEMANA - Autoridade dos Dons do Espírito

Buscar

Categorias

02

Jun

389ª SEMANA - Autoridade dos Dons do Espírito

Leitura Bíblica: 1 Co. 12:1-11

TEXTO CHAVE: “Cada um administre aos outros o dom como o recebeu, como bons despenseiros da multiforme graça de Deus”. 1 Pedro 4:10

 

OBJETIVO DA LIÇÃO: Você vai conhecer o propósito de Deus ao distribuir os dons espirituais à Sua Igreja; vai definir os diversos dons espirituais e buscar a autoridade espiritual dos dons do Espírito para edificação mútua e serviço cristão.

 

PONTOS A ENFATIZAR:

a) Dons Espirituais – Os dons espirituais concedidos aos cristãos procedem do Espírito Santo.  A palavra DONS provém de dois termos gregos: DOMATA, que significa DÁDIVAS, e CHARISMATA, que significa GRATUITOS - DONS GRATUITOS. (1 Co. 12:4). O Espírito Santo é o distribuidor divino (1 Co. 12:11) das bênçãos adquiridas pelo Filho (Ef. 4:7,8) e ordenadas pelo Pai.  O vínculo que une todos os cristãos é o revestimento do Espírito Santo, o dom de Cristo (Ef. 4:7). Todo cristão recebe pelo menos um dom espiritual (1 Co. 12:7), mas ninguém exercita todos os dons ao mesmo tempo (1 Co. 12:29,30). Os dons espirituais devem ser diferenciados dos talentos naturais e das habilidades adquiridas (1 Co. 12:28). Dons são capacitações divinas, não resultam de obras humanas nem podem ser produzidos por esforço próprio. (Hb. 2:4). Não está relacionado ao status de quem os recebe, nem são distribuídos com base em algum sistema eclesiástico hierárquico ou em razão de prestigio humano (Rm. 9:16). A diversidades de dons é para alcançar a maior utilidade possível no Corpo de Cristo.

b) Manifestação dos Dons Espirituais – Em 1 Co. 12:10, Paulo usa a palavra grega ENERGEMATA (operações, realizações), para falar da eficácia do poder que produz sinais maravilhosos. Os dons equipam o cristão, a fim de que possa realizar grandes obras em conformidade com o propósito de Deus. Os dons espirituais são classificados em três grupos:

1) Expressão Vocal ou inspiração (variedade de línguas, interpretação de línguas e profecia);

2) Serviço – (fé, operação de maravilha e dons de curar);

3) Revelação – (palavra de sabedoria, palavra de conhecimento e discernimento de espírito).

c) Dons relacionado à revelação:

1) Palavra de sabedoria – é a capacidade de compreender e de transmitir a Palavra de Deus com profundidade, aplicando-a a situações particulares, em que são resolvidos problemas difíceis, mediante o emprego da sabedoria espiritual. 2) Palavra de Conhecimento -  é expresso a partir da análise profunda da revelação, que tem base nas Escrituras. É pela ação do Espírito Santo que os cristãos são enriquecidos em toda palavra e em todo o conhecimento. Não se trata de conhecimento natural, intelectual, acadêmico ou cientifico, muito menos premonição ou adivinhação. As palavras de sabedoria e conhecimento servem para guiar e orientar a Igreja e não para benefício particular de quem as exercita, estando em estreita relação com o ensino e a pregação da palavra de Deus. (1 Co. 2:6,7,13). 3) Discernimento de espírito -  A ideia é que este dom serve como um fiscalizador das manifestações dos dons acorridas entre os cristãos, em relação à sua procedência. São três as possíveis fontes: o Espírito, satanás ou o homem. Sem esse dom não é possível identificar se as manifestações espirituais ou sobrenaturais no meio da Igreja são, de fato, procedentes de Deus. 

d) Dons relacionados ao serviço -  Deus usou esses dons para confirmar a verdade proferida por meio os primeiros apóstolos (Hb. 2:3,4) e continua a utilizá-los na confirmação de sua Igreja hoje em dia (Mc. 16:17). 1) Fé sobrenatural - Consiste na capacidade de crer que Deus pode interferir na história para muda-la com feitos extraordinários, segundo o Seu querer. 2) Dons de curar – Deus concede aos Seus filhos a autoridade espiritual sobre diferentes enfermidade e de que o exercício de cada uma delas é um dom especial, por isso que em 1 Co. 12:9 a palavra CURA e DOM aparecem no plural. 3) Operação de milagres – O Espírito Santo concede à Igreja manifestações sobrenaturais de poder (1 Co. 12:10; 2 Co. 12:12). Todas as operações miraculosas realizadas pelos que foram agraciados por Deus com essa capacitação visam única e exclusivamente à glória de Deus (Jo. 11:4).

e) Dons relacionados à expressão vocal:

1) Profecia – capacita os cristãos a transmitir uma palavra ou revelação diretamente de Deus, sob a orientação do Espírito Santo (1 Co. 14:24,25,29-31). Não se trata de sermão para ser pregado, mas uma mensagem direta da parte do Senhor. Profecia significa literalmente FALAR AO OUTRO. Aqui, falar em nome de Deus.

2) Variedade de língua – é a comunicação do cristão com Deus, sob a influência direta do Espírito Santo, resultando numa oração, louvor ou ação de graça em variados tipos de línguas. (1 C. 14:2).

3) Interpretação de Línguas – Garante plena edificação da Igreja, pois todos podem compreender a mensagem em sua própria língua. O falar em variedade de línguas e o interpretar devem manifestar-se sempre juntos. A interpretação pode vir através de quem deu a mensagem em línguas, ou de outra pessoa.

 

AJUDA PARA DESENVOLVER A LIÇÃO:

RELAÇÃO ENTRE O FRUTO E OS DONS DO ESPÍRITO

OS DONS                                                                   O FRUTO

São concedidos pelo Espírito Santo.............É desenvolvido pelo cristão

São concedidos prontos e acabados............Deve ser aperfeiçoado

Vêm de fora para dentro...............................Vem de dentro para fora

Enfatizam os tipos de operação....................Destaca o caráter do cristão realizados por meio do cristão        

Alguns só são concedidos após o ................Suas manifestações estão ao dispor

batismo com o Espírito Santo                        de todos os salvos

Terminam com a cessação da vida...............Permanecem para sempre

 

Pesquisa efetuada na: Lições Bíblicas, CPAD, 2013. (Pr.Gilmar Chaves e Pr. Jefferson Magno)