Quartas-feiras

19h30 reunião de ensino

Domingos

19h culto & ministério infantil

(47) 3370-2119

396ª SEMANA - O MINISTÉRIO DE JESUS

Buscar

Categorias

21

Jul

396ª SEMANA - O MINISTÉRIO DE JESUS

Leitura Bíblica: Marcos 1:14-20

TEXTO CHAVE: “E João, ouvindo no cárcere falar dos feitos de Cristo, enviou dois dos seus discípulos a dizer-lhe: “És tu aquele que havia de vir ou esperamos outro? E Jesus, respondendo disse-lhe: Ide e anunciai a João as coisas que ouvis e vedes: Os cegos veem, e os coxos andam, os leprosos são limpos e os surdos ouvem; os mortos são ressuscitados e aos pobres é anunciado o evangelho”. Mateus 11:2-5

 

OBJETIVO DA LIÇÃO: Descrever a perceptiva divina acerca do ministério de Cristo e valorizar os benefícios realizados pelo ministério do Filho de Deus em favor da humanidade.

 

PONTOS A ENFATIZAR:

a) Biblicamente falando, a palavra “ministério” significa simplesmente “serviço”, isso é, o serviço que alguém presta a outrem. Nesse sentido, o ministério de Jesus pode ser visto sob duas perspectivas. A primeira é que Ele estava a serviço de seu Pai para desempenhar uma missão que, por sua vez, e esta é a segunda perspectiva, beneficiava a humanidade. Sendo Deus, o nosso Salvador colocou-se à disposição do Pai e da humanidade, para ministrar, ou seja, servir (Mt. 20:28; Mc. 10:45).

b) A natureza do ministério de Cristo:

1) Dimensão “teórica” - Se diz que o ministério de Jesus foi tríplice: ensino, pregação e realização de milagres (Mt. 4:23; 9:5). Podemos falar que a natureza do ministério de Jesus possuía uma tríplice dimensão que não podem ser separadas, pois compõe um único ministério. Dimensão teórica diz respeito ao seu ensino que marcava uma ruptura radical em relação aos mestres em termos de método quanto ao conteúdo (Mt. 7:28,29; Lc. 4:32). O segredo do êxito e admiração pelo seu ensino, é que a doutrina ensinada por Jesus não era dele e sim de seu Pai que o enviou. (Jo. 7:16);

2) Dimensão prática -  Quantas pessoas readquiriram esperança após um encontro com Jesus? Judeus e estrangeiros, enfermos e oprimidos religiosos e publicanos, todos encontraram uma palavra de alento;

3) Dimensão espiritual – o grande feito do ministério de Jesus consiste no fato de que Ele pagou o preço do nosso resgate eterno (1 Co. 6:20).

c) O ministério de Jesus na perspectiva divina:

1) A missão designada pelo Pai – Resoluto no cumprimento de sua missão, até mesmo Jesus enfrentou dificuldades em seu caminho para fazer a vontade do Pai.  Ainda criança, foi perseguido por Herodes, muitas vezes ameaçado pela turba religiosa que se enfurecia com seus ensinamentos, mas não são essas as maiores dificuldades que enfrentou para cumprir a missão dada pelo Pai. As mais sutis são as relacionadas ao convencimento de que Ele não precisava fazer o que fora enviado a cumprir. Jesus enfrentou o próprio Satanás, depois Pedro um de seus discípulos mais próximos, para dissuadi-lo de cumprir sua missão;

2) Capacitado pelo Espírito Santo – O Espírito Santo acompanhou Jesus desde a miraculosa concepção de Maria. Jesus sendo Deus, não abriu mão da assistência do Espírito Santo. Enviou Jesus ao deserto para que fosse provado e o capacitou em todos os momentos de seu ministério, auxiliando na missão que deveria cumprir. (Mt. 12:22-32; Mc. 13:9:11; Lc. 10:21; At. 1:2);

3) A missão concluída – Sem que nada pudesse contê-Lo, Jesus concluiu a sua missão terrena dizendo que, justamente por isso, glorificara o Pai e assim pôde exclamar: “Está consumado” (Jo. 17:4; 19:30). Apesar de ter sido dolorosamente consumado, o ministério de Jesus não “acabou” com sua ascensão aos céus. Ele deixou-nos igualmente essa incumbência, dizendo que os seus discípulos deveriam dar continuidade à missão de levar as Boas Novas, realizando obras até maiores que as dEle (Mt. 28:19,20; Jo. 14:12).

d) O ministério de Jesus na perceptiva Humana:

1)  Reconciliando-nos com Deus – A missão de Jesus tem uma abrangência cujos reflexos e influência podem ser sentidos e igualmente experimentados em nossa perspectiva. Era preciso que o preço da separação com o Criador fosse pago e reatasse o relacionamento com o Pai (Rm. 5:10,11);

2) Fazendo o bem – O Mestre não veio para ser servido e sim para a servir, tanto a Deus como a humanidade. Jesus estava completamente comprometido em fazer o bem aos seres humanos (At. 10:38);

3) Trazendo libertação – Um dos grandes propósitos do ministério de Jesus era libertar as pessoas (Lc. 4:14-19). Presas pelo legalismo religioso do judaísmo, os judeus chegaram a negar que um dia tivessem sido escravos (Jo. 8:33). Por isso a importância de o Senhor Jesus falar em libertação para o povo (Jo. 8:32,36).

 

AJUDA PARA DESENVOLVER A LIÇÃO:

Jesus Cristo exerceu um ministério – a Deus e as pessoas – que não se constituiu em ostentar um cargo para se auto afirmar.  Ele não precisava de tal prática, pois a prova de que exercera da melhor forma o que deveria fazer, foram as duas vezes em que o próprio Deus afirmou que tinha prazer em Jesus (Mt. 3:17; 17:5). Que Deus possa ver em nós a mesma disposição que houve em jesus Cristo, seu Filho (Fp. 2:3-18).

 

Pesquisa efetuada na: Lições Bíblicas, CPAD, (Com. De César Moisés Carvalho)