Quartas-feiras

19h30 reunião de ensino

Domingos

19h culto & ministério infantil

(47) 3370-2119

419ª SEMANA - Prestação de Contas, Um ato Benéfico

Buscar

Categorias

26

Abr

419ª SEMANA - Prestação de Contas, Um ato Benéfico

Leitura Bíblica: Mt. 25:14; 20-25,28

 

TEXTO CHAVE: “Porque todos devemos comparecer ante o tribunal de Cristo” 2 Co, 5:10a.

 

OBJETIVO DA LIÇÃO: Compreender a necessidade de viver com integridade para dar bom testemunho de cristão; saber que todos prestarão contas a Deus dos seus atos e entender que devemos prestar contas de nossas ações, uns aos outros.    

 

GUARDE NO CORAÇÃO: Deus recompensará com justiça todo aquele que for fiel. Ninguém fugirá a prestação de contas com Deus.

 

PONTOS A ENFATIZAR:

a) “Ninguém tem nada a ver com a minha vida”. Essa é a resposta que algumas pessoas dão quando são questionadas sobre um ato inconveniente praticado. A maioria das pessoas não tem o hábito de prestar contas a alguém; razão pela qual estamos assistindo a tantos desvios, escândalos, corrupção, infidelidade conjugal, etc.

 

b) Todos devem prestar contas dos seus atos –   a melhor definição para “prestação de contas” é “ter coragem de responder com humildade e transparência as perguntas difíceis sobre seus atos”.  A prestação de contas funciona como uma barreira de proteção em torno do coração e da vida do cristão. A Bíblia é muita rica quando o assunto é a prestação de contas. Tanto no Velho Testamento quanto no Novo, somos advertidos a viver de forma responsável diante de Deus e dos homens. A independência demais é perigosa em todos os sentidos. Todos nós teremos que prestar contas a Deus. Ninguém consegue viver irresponsavelmente quando tem consciência de que um dia estará diante de Deus para um acerto de contas (Rm. 14:10-12). É dever de cada cristão prestar contas aos líderes espirituais. Um dos sinais da espiritualidade sadia é a preocupação que o cristão tem de prestar contas aqueles que foram colocados por Deus como autoridade espiritual na igreja (Hb. 13:17). Os cristãos que levam a sério sua vida diante de Deus prestam contas uns aos outros (Tg. 5:16).  Nem um de nós é uma ilha. Se fazemos parte do Corpo de Cristo, como afirmou Paulo em 1 Co. 12:20-26, quer dizer que precisamos uns aos dos outros (Rm. 12:9-16).

 

c) Qualidades dos que prestam contas – Existem pessoas que não consideram o valor da prestação de contas. Por natureza, são desleixados, não fazem anotações, não organizam suas despesas e além desse aspecto, ainda não gostam de prestar contas dos seus atos a ninguém. Aqueles que prestam contas de seus atos são indivíduos que realmente querem viver de forma irrepreensível, acima de qualquer suspeita. O ser humano tem uma tendência natural de se descuidar quando não está sendo observado. Então precisamos da vulnerabilidade, que é a disposição para encarar nossos próprios erros e admiti-los até mesmo antes de uma confrontação. Precisamos da vivacidade, que é a disposição para aprender, rapidez para ouvir, para reagir à reprovação e manter-se aberto ao aconselhamento.  A disponibilidade, que atende bem as interpretações, não se ressente das interrupções. Aceitar ser perguntado sobre seus atos sem ficar nervoso. Precisamos também da honestidade. As pessoas que “prestam contas” admitem os próprios erros, estão abertos para o aconselhamento, são acessíveis e aborrecem a mentira.

 

d) Os benefícios da prestação de contas – Prestar contas dificulta que cedemos a tentação de errar, como também prestar contas evita que encubramos o pecado (Tg. 5:16a). Ocultar o pecado impede a prosperidade de Deus e coloca a pessoa debaixo de maldição do pecado.  Prestar contas é poder contar com o apoio de pessoas que agregam valor a nossa vida.

 

e) Admoestação prática sobre a prestação de contas -  Confiança não se compra, se constrói. Para construir confiança, é necessário tempo, transparência, lealdade, humildade, verdade e disposição para mudar sempre que necessário. Não devemos nunca viver isoladamente, pois facilita a ação do inimigo (Ec. 4:12b). O lar é a melhor escola onde aprendemos a importância da prestação de contas. Por isso três coisas são vitais para o sucesso:

1) Dependência (Ef. 5:21);

2) Compromisso;

3) Prestação de contas.

 

PENSE NISSO: Prestação de contas é um hábito que deve ser praticado continuamente. É preciso treinar aqui, enquanto vivemos, porque no final da carreira todos irão diante de Deus prestar contas de suas ações.

 

Pesquisa Lições da Palavra de Deus Nº. 14 -Colunas do caráter cristão. Pr. Josué Gonçalves