Quartas-feiras

19h30 reunião de ensino

Domingos

19h culto & ministério infantil

(47) 3370-2119

420ª SEMANA - TEMA: O Trabalho Dignifica as Pessoas

Buscar

Categorias

07

Jun

420ª SEMANA - TEMA: O Trabalho Dignifica as Pessoas

Leitura Bíblica: Gn. 24:15-22

 

TEXTO CHAVE: “O desejo do preguiçoso o mata, porque as suas mãos recusam-se a trabalhar”. Pv. 21:25

 

OBJETIVO DA LIÇÃO: Compreender que o trabalho faz o homem prosperar e o edifica; entender que Deus não chama ociosos para a sua obra e atentar para o exemplo bíblico com relação à disposição para o trabalho.

 

GUARDE NO CORAÇÃO: O preguiçoso não prospera, não alcança objetivos, nunca pode ajudar o próximo porque nada possui.

 

PONTOS A ENFATIZAR:

a) O texto bíblico fala de Rebeca, cujo caráter contava com esta virtude imprescindível: disposição para o trabalho. Para chegar a ser a esposa de Isaque, nora do patriarca Abraão e fazer parte de uma das histórias mais bonitas da Bíblia, foi necessário dar água para um homem sedento e para os seus 10 camelos. Segundo os estudiosos, um camelo bebe de 80 a 100 litros de agua, após uma longa viagem. Isso significa dizer que ela transportou de 800 a 1000 litros de água. Foi por causa deste trabalho voluntario que ela foi escolhida para ser o que foi (Gn.24). Deus sempre honra quem trabalha fazendo além do que a obrigação lhe impõe!

 

b) O Testemunho bíblico sobre o trabalho:

Segundo a Bíblia, o homem nasce para o trabalho (Jó 5:7). Podemos afirmar que o trabalho é uma ordem da criação (Gn 1:27,28). Encher a terra, subjugar a terra e dominar sobre animais, peixes e aves, implica em trabalho. O homem recebeu a ordem de cultivar e guardar a terra (Gn2:15). Isso esclarece a exploração econômica (LAVRAR), a proteção do meio ambiente, proteção ecológica (GUARDAR). No Velho Testamento todos deviam trabalhar (Êx. 34:21). O homem deve trabalhar continuamente e ter períodos de descanso. O preguiçoso era mal visto (Pv. 6:6-9). O trabalho não foi criado pelo diabo, mas por Deus. Existe várias referências a vários tipos de trabalho no Antigo Testamento (1 Rs.5:7-18; 1 Cr.6:31-48). No Novo testamento o trabalho recebe a mesma atenção e importância dada no Antigo (2 Ts. 3:10 b). Fazendo uma análise podemos encontrar quatro pontos interessantes sobre o trabalho no Novo Testamento:

1) Responsabilidade do cuidado com os familiares (1 Tm. 5:8);

2) Exercer o trabalho com sinceridade (Cl. 3:22);

3) Ser um empregador justo (Cl. 4:1);

4) Compreender que o trabalho secular e as tarefas espirituais são conciliáveis (Cl. 3:23).

 

c) DEUS não chama ociosos – Em toda a Bíblia, não encontramos um “ocioso” sendo chamado para uma grande tarefa. Todas as vezes que Deus precisou de um homem para realizar uma obra grandiosa, Ele buscou alguém que estivesse ocupado. Podemos ver Moises (Êx. 3:4b); Gideão (Jz.6:12b, 14b); Davi (1 Sm. 16:11); Eliseu (1 Rs. 19:19-21); Pedro (Mt. 4:19); Levi (Mt. 9:9b).

 

d) Os fundamentos do sucesso -  O sucesso não é automático, depende de um conjunto de fatores. É comum encontrar pessoas que estão apenas orando para serem bem sucedidos. A oração é vital para a vida em todos os sentidos. Sem oração o cristão é dominado e vencido por tudo aquilo que se origina da soberba. A oração é a respiração da alma, porém, só orar não é suficiente. Além da oração vamos considerar alguns fatores:

1) Usando o talento;

2) É preciso preparo;

3) Aproveitar as oportunidades;

4) Receber o sucesso com trabalho;

5) fazer tudo com dedicação.

 

PENSE NISSO: Deus trabalha desde o princípio da criação e Jesus disse que “Meu Pai trabalha até agora, e eu trabalho também” (Jo. 5:17).  Por essa razão, Ele dignifica o homem que trabalha e não suporta ociosos. Vamos seguir os bons exemplos de homens que sempre se dedicaram ao trabalho e Deus certamente vai derramar Suas benção.

 

 

Pesquisa Lições da Palavra de Deus Nº. 14 -Colunas do caráter cristão. Pr. Josué Gonçalves