Quartas-feiras

19h30 reunião de ensino

Domingos

19h culto & ministério infantil

(47) 3370-2119

424ª SEMANA - TEMA: Mídia Sem Máscara

Buscar

Categorias

05

Jul

424ª SEMANA - TEMA: Mídia Sem Máscara

Leitura Bíblica: Efésios 5:1-8; 1 Tm. 6:3-5; 11-14

 

TEXTO CHAVE: “Portar-me-ei com inteligência no caminho reto... não porei coisa má diante dos meus olhos”. Salmos 101:2a,3ª

 

 

OBJETIVO DA LIÇÃO: Identificar os programas da TV que trazem prejuízos à vida cristã; saber qual deve ser a atitude do cristão em relação à programação da TV e reconhecer a importância do controle sobre o que deve ou não assistir na TV.

 

GUARDE NO CORAÇÃO: Ouvimos constantemente sobre a mídia e sua influência na formação da opinião pública. Sabemos de sua importância, no entanto, às vezes, desconhecemos os perigos iminentes que estão por trás de seus apelos encantadores.

 

PONTOS A ENFATIZAR:

a) A televisão exerce uma grande influência sobre a vida as pessoas. Com sua fábrica de sonhos e mitos, ela condiciona o modo de pensar, sentir e viver da geração atual. Mas, afinal, o que está por trás da programação da TV? Quais os efeitos que ela pode causar na vida do cristão?

 

b) Os filmes e novelas – Os filmes, e principalmente as novelas invadem as casas como se estas fossem “depósitos” destinados a receber o “lixo” do mundo, contribuindo para a alteração de costumes e dos valores sociais. Muitos filmes fazem apelos à imoralidade e expressam a banalização da vida, nos quais a tortura e o assassinato de pessoas são tratados com indiferença, como se nada tivesse acontecido. Muitas novelas corrompem as famílias, destroem casamentos e estimulam a permissividade sexual por meio de cenas de traição, inveja, ciúme, intrigas, assassinatos, planos mirabolantes, drogas e álcool. Elas criam um estilo de vida irreal e fantasioso. Tenha cuidado! Quem imita o que Vê na TV e adere às ações que os atores insinuam sofre drásticas consequências.

 

c)  Programas de humor e auditório – Os programas de humor e auditório estão na lista de preferências dos telespectadores, além das novelas. Neste tipo de programação, o que mais assusta é a predominância da promiscuidade mediante a banalização do sexo, a homossexualidade, insinuações de relações sexuais, brincadeiras maliciosas e fantasias sexuais. Os programas de auditório, que dominam a telinha nos fins de semana, travam uma verdadeira batalha com o propósito de ganhar a audiência através da oferta, cada vez maior, da vulgaridade.

 

d) A onda dos reality shows – Na briga pela audiência, a TV brasileira lançou o Reality Show (Show da realidade). É um tipo de programa que ganhou fama internacional e chegou ao Brasil com nomes sugestivos, como No Limite, Casa dos Artistas, e Big Brother. A necessidade do telespectador de satisfazer a sua curiosidade e conhecer a privacidade do outro tem gerado um grande índice de audiência. São programas recheados de cenas de sexo, mentira e traição.

 

e) A sutileza dos desenhos animados – Os desenhos animados podem exercer uma grande influência sobre sua vida. Além dos estímulos auditivos e visuais, que prendem a sua atenção, as mensagens são passadas numa linguagem que você entende, por personagens com os quais você se identifica. Muitos desenhos animados envolvem cenas de agressividade, mentiras, sacanagens etc. Os desenhos japoneses estão entre os mais violentos.

 

f) O cristão e a programação da TV – É inegável o fato de como a TV alimenta a vida das pessoas com padrões seculares e pensamentos mundanos.  Astutamente, ela introduz mensagens quase imperceptíveis que causam efeitos drásticos à vida das pessoas. Qual deve ser a atitude do cristão em relação a programação da TV?

1) Selecione o que vai passar – A maioria dos telespectadores parece ficar paralisada e impotente diante da TV. Não consegue apertar o botão do controle para evitar as cenas que ofendem a vida espiritual. Temos visto os meios usados pelo inimigo para nos influenciar. Porem Cristo nos dá poder para vencer (Lc. 10:19). A decisão é sua: aceitar as ofertas do mundo ou servir a Deus.  O apóstolo Paulo admoesta-nos em Rm. 12:2;

 2) Não aceite o padrão estabelecido pela mídia – A Bíblia mostra-nos que, durante a nossa jornada na terra, devemos andar em temor (1 Pd. 1:17), e adverte-nos que não nos conformemos com este mundo. Quem quiser ser amigo do mundo constitui-se inimigo de Deus (Tg. 4:4). Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele (1 Jo. 2:15b). Nada do que está no mundo vem de Deus (1 Jo. 2:16). O mundo é passageiro (1 Jo. 2:17). Portanto, não aceite o padrão estabelecido pela mídia. Faça como Daniel que rejeitou os manjares do rei (Dn. 1:8).

 

g) Cultive uma vida cristã saudável – Não se contamine com as obras maléficas da TV. Dedique mais tempo à oração e a leitura da Bíblia e vença as inclinações da carne. Permita que o Espírito |Santo atue em sua vida.

 

PENSE NISSO: Como cristão, exerça o controle sobre o que você deve ou não assistir na TV. Conheça o poder do Espirito Santo, resista à tentação e fuja das paixões da carne. Aprenda a ter autocontrole. Cultive o fruto do Espírito (Gl. 5:22,23).

 

Pesquisa Lições Bíblicas da CPAD.