Quartas-feiras

19h30 reunião de ensino

Domingos

19h culto & ministério infantil

(47) 3370-2119

429ª SEMANA - TEMA: A Mídia e o Culto ao Corpo

Buscar

Categorias

16

Ago

429ª SEMANA - TEMA: A Mídia e o Culto ao Corpo

Leitura Bíblica: 1 Co. 3:16,17; 6:19,20; 1 Tm. 4:8; 1 Ts. 5:23

                                                                    

TEXTO CHAVE: “Porque fostes comprados por bom preço; glorificai, pois, a Deus no vosso corpo e no vosso espírito, os quais pertencem a Deus” 1 Co. 6:20.

 

OBJETIVO DA LIÇÃO: Perceber os apelos da mídia a serviço da indústria da beleza; conhecer as consequências da busca pelo corpo perfeito e aprender a cuidar do corpo e a cultivar principalmente os valores espirituais.

 

GUARDE NO CORAÇÃO: “Transforme os seus sonhos em metas e alcance o máximo em sua vida. Considere, para isto, a vontade de Deus, que domina sobre todas as coisas e é boa, agradável e perfeita” Rm. 12:2.

 

PONTOS A ENFATIZAR:

a) A aparência física vem se tornando, cada vez mais, algo prioritário na vida das pessoas. A mídia – impressa e audiovisual – tem contribuído para o crescimento intenso da preocupação com a imagem e estética. As pessoas desenvolvem uma insatisfação generalizada com o próprio corpo e sua aparência. Por isso, buscam freneticamente adquirir um corpo belo e perfeito.

 

b) O Culto ao Corpo – A mídia propaga as ideias de que “imagem é tudo” e “beleza é fundamental”. Ela prioriza o corpo, sua perfeição e a necessidade de ser perfeito fisicamente e ter uma vitalidade incontestável. Vamos fazer uma reflexão sobre a influência da mídia no assunto da aparência, bem como sobre as consequências e apresentaremos uma visão bíblica a respeito do assunto. Vivemos numa época de intensificação do culto ao corpo. A iniciativa da mídia pela difusão do corpo perfeito tem influenciado a vida de muitas pessoas,

 

c) A Beleza e a busca pelo corpo perfeito – É natural que, nessa fase da sua vida, surjam conflitos por causa da aparência física. Os mais jovens preocupam-se com pequenos detalhes em relação ao corpo. Uma pequena mexa de cabelo que esteja fora do lugar ou uma gordurinha a mais é o suficiente para deixa-lo perturbado. Pense como é quando esses sentimentos são influenciados pelo constante apelo da mídia em relação ao culto ao corpo. A mídia estabelece um padrão de beleza irreal. Ela reforça a ideia de um corpo perfeito, malhado, que esbanja saúde, representado por modelos superproduzidos, que aparecem nos comerciais, filmes e novelas.

 

d) A indústria da beleza – Você sabia que, por trás do interesse da mídia de estabelecer um padrão de beleza, existe uma indústria que anualmente fatura bilhões com produtos de emagrecimento e cosmético, além das cirurgias plásticas e outros meios usados para se alcançar o corpo belo e perfeito? O aumento do faturamento em milhares de dólares a cada ano mostra essa verdade.

 

e) As consequências da busca pelo corpo perfeito – A beleza e a busca pelo corpo perfeito tornaram-se algo frenético. Temos visto estampados nas capas das principais revistas e jornais manchetes chamativas como: “Perca peso rápido”, “Emagreça em uma semana”, “Adquira um corpo escultural”, Etc. Porém, essa preocupação excessiva em manter o corpo dentro de um padrão de saúde, beleza e bem estar preestabelecido tem suas consequências:

1) A compulsão por exercícios físicos – É um dos problemas que tem alcançado muita gente. Esse problema é caracterizado pela prática ilimitada e obsessiva de atividades físicas. A pessoa viciada em malhação é capaz de ultrapassar o limite da dor, dobrar a quantidade de exercícios para compensar uma aula perdida e deixar de participar de uma atividade social para estar numa academia. Isso pode acarretar a fatiga séria dos músculos e o desgaste das articulações. O cristão não se deixa influenciar por essas coisas;

2) A anorexia nervosa – é um outro problema grave com consequências que podem levar a morte. É um transtorno alimentar caraterizado pela limitação da ingestão de alimentos. A pessoa recusa-se a comer, mesmo sem que haja uma verdadeira perda de apetite;

3) A bulimia nervosa – Esta doença é caraterizada por uma compulsão pela ingestão de uma quantidade de alimentos maior do que a pessoa geralmente consome. Após ingerir o alimento, provoca vômitos a si mesma, tentando evitar o aumento de seu peso.  Será que compensa pagar qualquer preço para alcançar o corpo “ideal”, mesmo que esse preço seja a sua própria saúde?  

 

f) A Bíblia e o nosso corpo – O cuidado com o corpo é algo defendido na Bíblia. O culto ao corpo, porém, é rejeitado por Deus. É possível cuidar do corpo sem exagero e sem se deixar influenciar pelos apelos da mídia.

 

g) O Templo do Espírito Santo – Segundo o apóstolo Paulo, nosso corpo é o templo de Deus e o Espírito Santo habita nele (1 Co. 3:16,17).  Não devemos tratar o nosso corpo com desprezo, pois ele pertence a Deus (1 Co. 6:19,20). Porém, não devemos aceitar a indução da mídia ao culto ao corpo. A Bíblia nos mostra que o exercício corporal para pouco aproveita (1 Tm. 4:8). Por isso, o cuidado com o corpo não pode ser colocado acima dos valores espirituais.

 

h) A aparência física – A Bíblia revela que o mais importante não é a aparência, mas o interior do homem (1 Sm. 16:7). Não pense, com isso, que não devemos cuidar da nossa aparência, ou do nosso corpo, mas que o mais importante é aquilo que somos interiormente.

 

i) Conclusão: Aceite com contentamento a forma que você é em cada parte: em seu corpo, seus cabelos, sua cor, sua altura, Etc. A insatisfação gera infelicidade. Não caia na armadilha da mídia nem se torne escrevo da indústria da beleza. 

 

PENSE NISSO: “E o mesmo Deus de paz vos santifique em tudo; e todo o vosso espírito, e alma, e corpo sejam plenamente conservados irrepreensíveis para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo” 1 Ts. 5:23.

 

Pesquisa Lições Bíblicas da CPAD.