Quartas-feiras

19h30 reunião de ensino

Domingos

19h culto & ministério infantil

(47) 3370-2119

430ª SEMANA - TEMA: Uma Fábrica de sonhos e ilusões

Buscar

Categorias

30

Ago

430ª SEMANA - TEMA: Uma Fábrica de sonhos e ilusões

Leitura Bíblica: Cl. 3:1-4; Pv. 16:9, 19:21

 

TEXTO CHAVE: “Confie ao Senhor as tuas obras, e teus pensamentos serão estabelecidos”. Pv. 16:3

 

OBJETIVO DA LIÇÃO: Entender que a conquista da fama e do sucesso exibidos pela mídia é uma ilusão; Distinguir o conceito verdadeiro de felicidade do falso; e Conhecer os meios necessários para a concretização dos sonhos e ideais.

 

GUARDE NO CORAÇÃO: “Não deixe que as tribulações e os problemas cotidianos sirvam de obstáculos para a realização da obra de Deus”.

 

PONTOS A ENFATIZAR:

a) Você sabia que as nossas realizações começam com os sonhos e ideais que traçamos um dia? Os sonhos podem ser descritos como uma forte esperança da pessoa alcançar aquilo que precisa para sua realização pessoal.

 

b) Os Sonhos quando somos mais jovens – Quando jovens parece que os sonhos se tornam mais evidentes, por ser uma fase importantíssima de decisões e escolhas. Escolhemos alguém para casar, decidimos a carreira profissional a seguir, onde devemos morar, e assim sucessivamente. Essas escolhas determinam nosso futuro nesta vida. Uma escolha errada poderá ser irreversível e trazer consequências drásticas para o resto da vida. Por isso, no momento de transformarmos nossos sonhos em realidade, a orientação divina é fundamental.

 

c) A conquista dos Sonhos – Durante a vida, perseguimos os nossos sonhos e ideais. A sociedade fixa metas altas e ambiciosas, deixando-nos muitas vezes embaraçados e inseguros. Às vezes, essa busca incessante transforma-se em uma tremenda inquietação ou não aceitação da realidade presente. Quando isso ocorre, a pessoa tende a acomodar-se, “aceitando” a vida da forma como ela está ou, ao contrário, frustrando-se. A Bíblia nos ensina que seremos bem-sucedidos se confiarmos ao Senhor tudo o que fizermos (Pv. 16:3). Você poderá planejar a sua vida do modo que quiser, mas o que deve prevalecer é o propósito de Deus (Pv. 16:9; 19:21).

 

d) A falsa felicidade – A mídia apresenta uma suposta felicidade, editada pela TV e representada pela conquista da fama, do sucesso e de muito dinheiro. Ela incute a ideia de que felicidade é sinônimo de luxúria, bebidas, jogos e aventuras. Mostra, como exemplo, algumas pessoas que alcançaram o sucesso e leva algumas pessoas a acreditarem que são realmente “estrelas”. Todavia tudo não passa de um mito ou de uma representação. Nos bastidores, a vida dessas pessoas muitas vezes é de frustração, mentiras, ciúmes, promiscuidade e infelicidade. 

 

e) A realização dos sonhos – Possivelmente você já teve algum sonho não realizado. Contudo, é importante que nunca perca a esperança de alcança-lo, Você pode transformá-lo em realidade. Para isso, faz-se necessário o estabelecimento de metas que estejam de acordo com a vontade de Deus. 

 

f) Estabelecendo metas – Muitas pessoas não realizam os seus sonhos porque não os transformam em metas. Elas ficam sempre à margem da vida, dizendo: “Algum dia, farei isso ou aquilo”. Como então é possível essa transformação? Quando você estabelece uma meta, você luta para transformá-la numa realidade.

 

g) Descobrindo a vontade de Deus – Além do estabelecimento de metas, é importante que você busque a direção de Deus para todas as coisas que desejar fazer. O salmista Davi enfatizou: “Deleita-te também no Senhor, e ele te concederá o que deseja o teu coração”. (Sl. 37:4). Deus quer que esperemos nEle e dependamos dEle (Sl. 37:5; Mt. 7:7-8). Não busque coisas fantasiosas, mas coisas consistentes e que podem ser alcançadas por você. Busque a cada dia estabelecer metas em sua vida e procure executá-las.  Precisando atentar para coisas sólidas como estudar, conseguir um bom emprego, entre outras. Essa é a maneira de se alcançar os sonhos e ideais da vida.

 

PENSE NISSO: “Une-te, pois, a Deus, e tem paz, e, assim, te sobrevirá o bem”. Jó 22:21

 

Todo ser humano tem, dentro de si, sonhos e ideais que permeiam sua vida. Porém, algumas vezes, esses sonhos são substituídos pelos ideais da mídia, que levam a maioria das pessoas a acreditarem que a felicidade depende de fama e dinheiro. Mas isso não é o verdadeiro sentido e felicidade da vida.

 

Pesquisa Lições Bíblicas da CPAD.