432ª SEMANA - TEMA: As Facilidades e os Riscos da Internet
Set
432ª SEMANA - TEMA: As Facilidades e os Riscos da Internet
Leitura Bíblica: Ef. 5:6-13; 1 Co. 15:33,34
TEXTO CHAVE: “Vigiai, estai firmes na fé; portai-vos varonilmente, e fortalecei-vos” 1 Co. 16:13.
OBJETIVO DA LIÇÃO: Conhecer as facilidades e os perigos da Internet; Discernir as coisas boas das coisas impuras que circulam na Internet e Aprender o modo correto e proveitoso de usar a Internet.
GUARDE NO CORAÇÃO: “O uso excessivo da Internet pode resultar em problemas físicos e emocionais. Pessoas que não conseguem ter relações sociais satisfatórias, tendem a usar a rede compulsivamente como uma forma de compensação.
PONTOS A ENFATIZAR:
a) A Internet é um mundo encantador, cheio de fatos, imagens e coisas interessantes. Mas este fantástico universo virtual, caracterizado pela facilidade e rapidez com que as informações trafegam na rede, esconde armadilhas. É necessário muito cuidado e prudência para escaparmos.
b) A Internet facilita a comunicação – A Internet é sem dúvida, uma das maiores invenções na área das comunicações que ocorreu no final do século passado. Esse magnifico instrumento surgiu como um meio revolucionário de transformação social. Ela serve como uma poderosa ferramenta para que você mantenha contatos com seus parentes e amigos, independentemente da distância que se encontram. Você pode transmitir mensagens, cartões, fotografias, sons e imagens instantaneamente. Não é algo fantástico?
c) A Internet é uma grande fonte de pesquisas – A Internet é um meio de comunicação que vem se popularizando a cada dia, que agrega o maior e mais avançado banco de dados com informações de todas as áreas e segmentos de instituições como universidades, bibliotecas, museus, etc. Ela é uma grande fonte de pesquisas e oferece acesso rápido a variados textos de todas as áreas do conhecimento humano e a imagens de todos os cantos do mundo. Você deve aproveitar essa riqueza!
d) Outras facilidades da Internet – Cada vez mais pessoas e empresas procuram soluções e facilidades nesta gigantesca rede mundial. Hoje, é possível se fazer quase tudo pela Internet, desde a comercialização de produtos nas lojas virtuais à movimentação bancária. A Internet nos trouxe grande comodidade. Procure desfrutar do que há de melhor na rede. Porém, seja cauteloso (a).
e) Os riscos da Internet – A Internet é um mundo novo, que cresce a cada dia, cheio de fatos, imagens e coisas interessantes, mas esconde perigosas armadilhas que podem causar danos irreparáveis à vida. Apresentamos alguns perigos que você corre ao navegar na rede:
1) Os Hackers – Um dos perigos iminentes no universo digital é a ação dos hackers. Também chamados de piratas eletrônicos, são pessoas capazes de invadir computadores e causar terríveis danos. Um dos meios mais utilizados como porta de entrada dos hackers é o e-mail. Ao abrir uma mensagem desconhecida você poderá infectar seu computador com um vírus letal, que destrói os arquivos e programas instalados;
2) As promoções milagrosas – Uma outra forma de perigo são as promoções milagrosas, que circulam oferecendo prêmios vantajosos. É possível que você já tenha se deparado com o seguinte anuncio: “Ganhe muitos prêmios! Basta preencher um cadastro e já estará concorrendo!”. Cuidado com os cadastros que preenche na Internet. Seus dados poderão ser usados para fins ilícitos. Desconfie dessas vantagens;
3) Salas de bate-papo – Vários canais para amigos, paquera, religião, sexo, etc... são abertos em diversos sites, redes sociais, que atraem pessoas de todas as idades. Cuidado com os contatos e amizades criadas a partir desses encontros virtuais. Os “amigos” on-line são na verdade estranhos que escondem, na maioria das vezes, sua verdadeira identidade e suas intenções. O problema torna-se mais grave quando os encontros virtuais transformam-se em encontros reais. Vários crimes já foram cometidos nesses encontros. Fique alerta;
4) As abominações dos sites impróprios – Existe grandes riscos na Internet com os sites com conteúdo impróprios ou pouco recomendáveis, tais como a pornografia. Muitos sites são criados por pessoas mal intencionadas e perversas, que estão a serviço do reino das trevas.
f) O cristão e a Internet – Já vimos que a Internet trouxe facilidades, mas também representa uma ameaça para aqueles que não tiverem bom senso. Qual deve ser nosso papel como cristãos, frente a essa nova realidade do mundo em que vivemos? O cuidado com a dependência – Se você costuma ficar até altas horas da noite em chats, ou fica diariamente horas seguida na frente da máquina, cuidado! O uso descontrolado da Internet pode levar a uma dependência e a uma perda de contato com a realidade. Perturba o sono, afeta o rendimento escolar, prejudica o relacionamento “real” com os amigos e acaba com o casamento. Paulo nos exorta: “Todas as coisas me são licitas, mas eu não me deixarei dominar por nenhuma” 1 Co. 6:12b.
g) Aprendendo a controlar-se – Como cristão, você deve aprender a administrar o seu tempo (Ef. 5:16), controlando as horas que passa na rede. Nunca deixe de lado as coisas mais importantes para ficar navegando (Cl. 3:1-3). Use seu tempo para orar (1Ts. 5:17), estudar a Bíblia (2 Tm. 2:15; Sl. 1:2), estar com a família e com outras pessoas. A comunhão é necessária à vida cristã (1 Jo. 1:7). Envolva-se com atividades na igreja. Isto não só lhe permite desenvolver boas relações, como também, o ajuda a obter uma vida cristã mais saudável.
PENSE NISSO: “Não vos enganeis, as más conversações corrompem os bons costumes” 1 Co. 15:33.
Pesquisa Lições Bíblicas da CPAD.