Quartas-feiras

19h30 reunião de ensino

Domingos

19h culto & ministério infantil

(47) 3370-2119

137ª Semana - 1 João 5:21 - Não terás outros deuses diante de mim

Buscar

Categorias

12

Out

137ª Semana - 1 João 5:21 - Não terás outros deuses diante de mim

Texto Chave:

“Filhinhos, guardai-vos dos ídolos”. 1 João 5:21
 
Objetivo da Lição:

Entender que a idolatria que hoje ameaça a Igreja de Cristo é tão nociva quando a que causou a ruína de Israel. O momento requer maior vigilância e total compromisso com a Palavra de Deus.
 
Enfatizar:
a) A palavra idolatria é formada por dois vocábulos gregos: eidolon (ídolo)+ latria (adoração). Idolatria é a adoração aos ídolos. Teologicamente, idolatria é tudo aquilo que, em nosso coração, tira a primazia de Deus. É idolatria, por exemplo, o excessivo apego que se tem a uma pessoa ou objeto. (Cl. 3:5). A idolatria é uma afronta ao próprio Deus, pois rouba-lhe a glória e consagra-se às obras que nada são, ignora a eterna e inquestionável soberania e zomba das reivindicações que Ele apresenta em sua Palavra.
b) A Bíblia condena energicamente a idolatria. A primeira iniqüidade a ser introduzida no Universo foi justamente a idolatria. Haja vista a rebelião de Satanás e a pretensão de nossos primeiros pais. Talvez hoje não mais encontremos por aí o horrendo deus Maloque nem a infame deusa Diana dos efésios. Mas a moderna idolatria, além de seu aspecto tradicional e grosseiro (a adoração de imagem de escultura), vem de forma sorrateira, furtiva a até subliminar, minando a resistência do povo de Deus.  
c) Muitos são os cristãos que se vêm deixando contaminar pelos promotores desse perverso e ímpio sistema idolátrico que, nos meios de comunicação, recebe os mais insinuantes títulos: humanismo, nova era, filosofia holística e univérsica, regressão psicológica, prosperidade, pensamentos positivo, liberação sexual, etc.
d) Os agentes da impiedade não poupam esforços; sabem como insuflar suas doutrinas até entre os santos. Estejamos alertas! Não podemos traficar com a gloria divina, nem trocá-la pelos ídolos sejam quais forem as formas com que estes se apresentam. O Senhor não negocia a sua majestade.   
 
Ajuda para desenvolver a lição:

Em sua primeira epístola, João recomenda: “Filhinhos, guardai-vos dos ídolos”.  Para que não caiamos em semelhante iniqüidade temos de nos prevenir. Em primeiro lugar, depositemos toda a nossa confiança no Único e Verdadeiro Deus e em seu Unigênito como o nosso suficiente Salvador. Apeguemo-nos às verdades bíblicas; são elas inegociáveis. Não se brinca nem se comercia com a Palavra de Deus. Fuja da idolatria! Adore somente a Deus. Jesus está às portas!
 
SUGESTÕES:   (Obs. Veja matéria completa sobre o tema no Site da Igreja da Família).

1. Ouça um louvor (DVD, CD...) (Obs. CD de louvor na Livraria da Igreja)
2. Oração Inicial
3. Discutir o assunto com todos os presentes pedindo a opinião de cada participante.
4. Encerrar estimulando os presentes a decorar o texto-chave, em seguida faça uma oração agradecendo a Deus por cada vida presente.
5 – Estudo das Lições Bíblicas Idolatria. CPAD.