Quartas-feiras

19h30 reunião de ensino

Domingos

19h culto & ministério infantil

(47) 3370-2119

167ª Semana - Zacarias 4:6 - O Espírito Santo, a Força Impulsora

Buscar

Categorias

03

Set

167ª Semana - Zacarias 4:6 - O Espírito Santo, a Força Impulsora

Texto Chave:

“Não por força nem por violência, mas pelo meu Espírito, diz o Senhor dos exércitos”. Zacarias 4:6
 
Objetivo da Lição:

Entender que o Espírito Santo foi o segredo da vitória da Igreja primitiva e é o mesmo hoje também.
 
Enfatizar:
 
a) Quando Jesus iniciou o seu ministério, ele anunciou o seu programa de ação e começou dizendo: “O Espírito do Senhor é sobre mim, pois me ungiu para evangelizar”. (Lc. 4:18). Jesus mostrou assim que ele precisava de poder do Espírito Santo para cumprir a missão para a qual fora enviado. Se Jesus, como verdadeiro e perfeito homem, precisava de poder, muito mais nós, homens fracos e limitados, temos necessidade de possuir esta unção.
b) Jesus orientou os discípulos sobre como receber o poder – Jesus havia pessoalmente experimentado a benção do Espírito Santo. Ele o recebeu após o seu batismo em águas e este poder se manifesta continuamente na sua vida. Então orienta seus discípulos a buscarem o poder do Espírito Santo (At. 1:4,5,8). Após ver Jesus subir e ser encoberto pela nuvem, voltaram para a cidade de Jerusalém e lá permaneceram até que do alto foram revestidos do poder de Deus, conforme a promessa feita. Eles se reuniram no cenáculo para orar em busca da promessa. Depois de alguns dias de oração, desceu o Espírito Santo sobre eles (At. 2:1-4). Assim o poder que haviam recebido operava permanentemente nas suas vidas.
c) O Espírito Santo opera ativamente na Evangelização  e faz do cristão uma testemunha (At. 1:8). O Espírito Santo confirma a Palavra de Deus falada por pessoas cheias do poder, despertando, por meio da mensagem inspirada, a consciência dos ouvintes, convencendo-os do pecado, da justiça e do juízo (Jo. 16:8,9). O Espírito Santo faz a pessoa lembrar-se de faltas cometidas (Sl. 90:8); Ele revela  e esclarece o valor da morte de Jesus e do poder do seu sangue (Hb. 10:14,15,16). O Espírito Santo faz com que a pregação seja acompanhada de manifestações sobrenaturais do poder de Deus.
d) O Espírito Santo capacita pessoas – Deus capacita os seus servos mediante três virtudes indispensáveis. 1) O amor; 2) A sabedoria e 3) o poder.
 
Ajuda para desenvolver a lição:

Importa para nós seguir o caminho da obediência pela fé, pregando o Evangelho conforme a ordem de Jesus, e o Espírito Santo se incumbirá de operar sinais e maravilhas e colocar no pecador um sentimento tal que  ele seja capaz reconhecer o seu estado pecaminoso e vir a arrepender-se, recebendo a Jesus como único e suficiente Salvador.
 
SUGESTÕES:   (Obs. Veja matéria completa sobre o tema no Site da Igreja da Família).

1. Ouça um louvor (DVD, CD...) (Obs. CD de louvor na Livraria da Igreja)
2. Oração Inicial
3. Discutir o assunto com todos os presentes pedindo a opinião de cada participante.
4. Encerrar estimulando os presentes a decorar o texto-chave, em seguida faça uma oração agradecendo a Deus por cada vida presente.
5 – Pesquisa efetuada na Revista Maturidade Cristã da CPAD. Eurico Bergstén. (1986)