Quartas-feiras

19h30 reunião de ensino

Domingos

19h culto & ministério infantil

(47) 3370-2119

279ª Semana – Conseqüências do Declínio do Amor

Buscar

Categorias

11

Out

279ª Semana – Conseqüências do Declínio do Amor

Texto Chave:

“Mas. Sobretudo, tende ardente amor uns para com os outros; porque o amor cobrirá multidão de pecados”. 1 Pd. 4:8

Objetivo da Lição:

Vamos aprender a valorizar a importância do verdadeiro amor, reconhecendo que a base da salvação é o amor.
 
Enfatizar:

a) Somos salvos por causa da ação maravilhosa e sobrenatural do amor que procede de Deus (Jo.3:16). E essa transformação nos proveu da capacidade de amarmos a Jesus (1 Jo. 4:19). Assim, quem é nascido de Deus também deve amar ao seu próximo. (1 Jo.4:7).
b) Os quatro tipos de amor na Bíblia -  A Bíblia é o livro do amor, porque Deus é amor e Sua essência está impregnada na Sua Palavra. No grego a palavra amor é um sentimento caracterizado por quatro palavras diferentes: 1) Amor EROS – É o amor voltado para o sexo e a satisfação da carne. 2) Amor STORGE – o amor do sentimento familiar. 3) Amor PHILLOS – é o sentimento da amizade e 4)  Amor ÁGAPE – Esse é o amor proveniente de Deus, e nada poderá se interpor e impedir a prática desse amor incondicional (Rm. 8:35). O amor ÁGAPE não depende de qualquer atração física, ligação familiar, troca ou condicionamento. Ele é incondicional porque provém de Deus que nos ama sem fazer acepção de pessoa (Rm 2:11).  Porém, amar é uma decisão de cada pessoa.
c) As graves conseqüências do declínio do amor (ÁGAPE) – A Igreja de Éfeso foi repreendida por declinar-se da prática do verdadeiro amor (Ap. 2:4).  1) Desmotivação para realizar a obra de Deus – A Igreja de Éfeso era atuante e campeã nos trabalhos do Mestre, e por isso mesmo foi elogiada (Ap. 2:2,3). De repente a Igreja perdeu o ânimo, e agora não tem mais motivação para praticá-las, porque faltava a energia do amor. Era necessário voltar urgentemente ao primeiro amor. 2) Retirada da presença de Deus – O que garantia a presença de Deus entre Seu povo no Antigo Testamento era a fiel obediência aos Seus mandamentos. No Novo Testamento, a prática do amor é, da mesma forma, um mandamento divino a ser cumprido e continua tendo a mesma importância para o nosso relacionamento com Deus. (1 Jo. 4:21).  
d) O declínio do amor restringe os dons -  Jesus jamais permitirá que alguém desperdice um dom, algo sobrenatural que vêm de Deus (1 Co. 12:4-12), sendo concedido com o propósito de edificar a Igreja. 1) A falta de amor resulta em atitudes medrosas – Muitas situações da vida requerem o apoio amoroso de outro irmãos para vencermos determinadas etapas ou circunstancia que se apresenta no dia-a-dia, suplantando impedimentos e medo. Por isso, o amor é fundamental (Jo. 14:18). 2 ( A falta de amor inibe o perdão de pecados – 1 Pd. 4:8. O verdadeiro amor não passa a mão por cima de quem errou o alvo ou fraquejou no Corpo de Cristo. 3) O declínio do amor limita a compreensão das revelações de Deus – Através da fé permitimos que Cristo faça morada em nosso íntimo. Só assim poderemos, também pela fé, desenvolver o verdadeiro amor e  compreender a largura, comprimento, altura e profundidade desse amor. (Ef. 3:17-19).
 
Ajuda para desenvolver a lição:

Deus nunca inspirou ninguém a escrever coisas impossíveis de serem cumpridas pelo homem. Se Paulo escreveu as características do amor, e Deus quer que as pratiquemos, é porque temos condições para tal. Deixamos o Espírito Santo operar em nós, dando-nos condições de praticar um amor tão puro, tão sublime e tão produtivo.
 
SUGESTÕES: (Obs. Veja matéria completa sobre o tema no Site da Igreja da Família).
1. Ouça um louvor (DVD, CD...) (Obs. CD de louvor na Livraria da Igreja)
2. Oração Inicial
3. Discutir o assunto com todos os presentes pedindo a opinião de cada participante.
4. Encerrar estimulando os presentes a decorar o texto-chave, em seguida faça uma oração agradecendo a Deus por cada vida presente.
5 . Pesquisa efetuada na: Lições da Palavra de Deus, Ed. Gospel, nº 17,Pr. Samuel