Quartas-feiras

19h30 reunião de ensino

Domingos

19h culto & ministério infantil

(47) 3370-2119

282ª Semana – Falsas Profecias

Buscar

Categorias

29

Out

282ª Semana – Falsas Profecias

TEXTO CHAVE: “Amados, não creiais em todo espírito, mas provai se os espíritos são de Deus. 1 João 4:1 a.

OBJETIVO DA LIÇÃO: Você vai aprender que nem toda profecia vem de Deus e que a profecia deve ser coerente com a palavra de Deus.

PONTOS A ENFATIZAR
A)  O objetivo das profecias na Igreja não é atender à curiosidade de alguém que pretende descobrir algo sobre o futuro, ou prever fatos que possam acontecer em sua vida, como, por exemplo, o emprego que vai dar certo ou quem será a sua esposa ou marido, mas é um instrumento de Deus, que traz revelações que não são do conhecimento do profeta, dadas pelo Espírito Santo, com o fim de edificar, exortar e consolar (1 Co. 14:3-6).
B) A Igreja de Tiatira (Ap. 2:19-23) apesar de elogiada por suas obras, caridade, serviço, fé, paciência, foi alertada por Jesus por seguir a falsa profetiza Jezabel. Jesus condenou a mulher que se autodenominava profetisa, ensinando doutrinas contrárias ao seu pastor e levando os cristãos a se prostituirem e a participarem dos sacríficos pagãos. Jesus condenou que alguém em pecado ensinasse na igreja e condenou a sedução do povo. Há “profetas” que usam palavras ardilosas e promessas fantasiosas para enganarem os irmãos a se rebelarem contra seus líderes e a tomarem atitudes insanas e irresponsáveis.
C) O dom de profecia é dado a quem deseja e busca com fé e com zelo e acha graça de Deus para tal (1 Co. 12:31; 14:1). Paulo exorta para que haja profecia na igreja, cuja mensagem aos cristãos devem entender a fim de serem edificados, exortados e consolados. Por isso, o dom de profecia é considerado mais importante do que o falar em línguas sem interpretação.
D) As fontes das profecias – Nem toda profecia vem de Deus ou é produzida em Seu nome e por Sua inspiração. Uma mera atribuição pela maior autoridade eclesiástica existente de que a profecia seja dEle também não é prova disso. Quando uma profecia se cumpre, é geralmente aceita como sendo de Deus. Contudo esse ainda não é o teste absoluto, pois em Dt. 13:1-2, Deus afirma que pode permitir que um sinal ou milagre, predito por um profeta, aconteça, com o fim de testar o seu povo e ver se vai agir contrariamente à Sua Palavra. O verdadeiro teste não é somente observar se uma profecia será cumprida ou não, mas também verificar se está em harmonia com a Palavra de Deus. Esta é a fonte da verdadeira profecia.
E) Todo cristão que teme a Deus tem em seu interior o Espírito Santo (Jo. 14:23). Isso nos dá entendimento e autoridade suficiente para não termos receio dos falsos profetas, porém devemos ter cuidado e atenção, porque eles se chegam até nós vestidos como ovelhas, mas são lobos devoradores, os quais podem ser reconhecidos plenamente pelos seus ensinamentos e pelos seus frutos (Mt. 7:15,16).

AJUDA PARA DESENVOLVER A LIÇÃO:  Deus instituiu a profecia como uma mensagem proveniente DEle sobre o futuro, ou revelação de algo encoberto, mas sempre com a finalidade específica de edificar o Seu povo, de alertar sobre os perigos iminentes e de proporcionar consolo e paz aquele que está passando por momentos difíceis na vida.  A profecia não pode ser usada para adivinhar o futuro, ou para dar autoridade à alguém a fim de dominar sobre outros, e muito menos para determinar o que tenha que ser feito ou deixar de ser feito.  
 
Sugestões: (Obs. Veja matéria completa sobre o tema no Site da Igreja da Família).
1 – Ouça um louvor
2 – Oração Inicial
3 – Discutir o assunto com todos os presentes pedindo a opinião de cada participante
4 – Encerrar estimulando os presentes a decorar o texto chave, em seguida faça uma oração agradecendo a Deus por cada vida presente.
5 – Pesquisa efetuada na Lição Biblica da CPAD do 4ª Trimestre de 2007. Geremias do Couto.