Quartas-feiras

19h30 reunião de ensino

Domingos

19h culto & ministério infantil

(47) 3370-2119

407ª SEMANA - A Bíblia é a Palavra de Deus

Buscar

Categorias

06

Out

407ª SEMANA - A Bíblia é a Palavra de Deus

Leitura Bíblica: Salmos 119:102-105

 

TEXTO CHAVE: “Pois toda a Escritura Sagrada é inspirada por Deus e é útil para ensinar a verdade, condenar o erro, corrigir as faltas e ensinar a maneira certa de viver”. 2 Tm. 3:16

 

OBJETIVO DA LIÇÃO: Saber que a Bíblia está acima de todos os livros por causa da sua origem divina; compreender como a Bíblia foi escrita e chegou até nós e aceitar a mensagem da salvação revelada na Bíblia.

 

GUARDE NO CORAÇÃO: A Bíblia é a fiel e inconteste Palavra de Deus.  Sua inerência e infalibilidade decorrem da plena inspiração e supervisão do Espírito Santo. 

 

PONTOS A ENFATIZAR:

a) A Bíblia é a Palavra de Deus? Existe nela alguma mensagem de Deus para sua vida? Por que a mensagem da Bíblia é tão eficaz? Por que alcança tantas pessoas e as convence de que precisam mudar de vida? O que há de especial nesse livro? O que representa para a humanidade?

 

b) A Bíblia é a mensagem de Deus para o homem?

1) O que é a Bíblia - A Bíblia é a inspirada Palavra de Deus para todos os homens. Nela encontramos o plano da salvação para a humanidade perdida. Todos os seus livros apontam para Jesus, o Salvador. Tudo o que Deus desejou e deseja falar aos homens está registrado em um Livro, por isso a Bíblia é uma revelação completa e definitiva. Vez por outra, aparecem pessoas que afirmam ter recebido de Deus “revelações” para os últimos tempos; “revelações” estas que, segundo eles, têm o mesmo valor que a Bíblia. Mas, cremos, pela própria Palavra de Deus, que não se pode acrescentar ou retirar coisa nenhuma ao que está escrito. (Ap. 22:18,19);

2) A inspiração da Bíblia – Deus é o autor da Bíblia. Sua inspiração não é comum nem vulgar, é sim singular e única, porquanto é inspirada pelo Espírito Santo. (2 Pd. 1:21).  Deus inspirou não só as ideias na mente dos escritores, mas também as palavras uma vez que a “palavra é a expressão do pensamento”. Portanto, a inspiração divina da Bíblia não foi só pensada, mas também falada. O Autor da Bíblia jamais falha ou erra. Ele é fiel (Nm. 23:19);

3) Evidencias de que a Bíblia é a Palavra de Deus – A Bíblia possui harmonia e unidade. Sua mensagem, apesar de ter sido escrita por cerca de 40 homens, é completa e perfeita em unidade e harmonia.  Jesus testemunhou a respeito da Palavra (Lc. 4:16, Mc. 1:21).

 

c) Por que Deus quis que a Sua Palavra fosse escrita? – Deus fala com o homem de diferentes maneiras (Hb. 1:1).  Através dos tempos, tem se revelado por meio da criação (Sl. 19:1-6). Porém, para que nada se perdesse ou sofresse algum tipo de alteração, Deus determinou que as verdades reveladas por Ele fossem escritas. Na Bíblia, encontramos Deus falando conosco por meio de uma linguagem humana para que nós pudéssemos entende-Lo.

1) Como a Bíblia chegou até nós – Deus ordenou a Moisés: “Escreve isto para memória num livro” Êx. 17:14. Essa mesma ordem foi repetida ao longo de l600 anos por cerca de 40 homens escolhidos por Deus. Assim, surgiu o livro do Senhor (Is. 34:16), que nós chamamos de Bíblia. O vocábulo “Bíblia” vem do grego biblia, que é o plural de biblion – livro. Essa palavra, deriva-se, originalmente da cidade fenícia de Biblos (no Antigo Testamento, Gebal), que era um dos antigos e importantes centros produtores de papiro. Com o tempo, esse vocábulo acabou sendo usado para designar as Sagradas Escrituras com 66 livros, sendo 39 no Antigo Testamento e 27 no Novo;

2) Livro para ser lido e estudado – Para conhecermos toda a revelação da verdade de Deus, precisamos ler toda a Bíblia. Quanto mais ler a Bíblia, mas sábio ficaremos (Sl. 119:98). Ela vai orientar em todos os caminhos, consolar quando nenhum consolo humano for possível. A Bíblia mostrará o caminho da cruz e nos levará ao Céu.

 

d) Entendendo a Bíblia – Quando você não compreender uma passagem bíblica, confie em Deus. O Espírito Santo, que conhece as profundezas de Deus, pode e quer revelar as Escrituras.  Nunca deixe de lado o Livro de Deus só porque não compreendeu direito algum versículo. Conte sempre com a ajuda do Espírito Santo.

1) A mensagem da Bíblia – A Palavra de Deus revela o quanto Ele é misericordioso e bondoso. Deus prometeu que enviaria um Salvador para resgatar a humanidade perdida (Gn 3:15) e enviou seu Filho unigênito para isso;

2) Ouvindo Deus – Você quer ouvir a voz de Deus? Não sabe como? É fácil! Só precisa de uma Bíblia aberta. Deus fala diretamente, através de sua Palavra.

 

VERIFIQUE SEU APRENDIZADO:

1)      Por que a Bíblia é tão importante para a humanidade?

2)      Qual é o significado da Palavra “Bíblia”?

3)      Por que a Bíblia é superior a todos os demais livros já publicados?

 

PENSE NISSO: Qualquer pessoa que lê a Bíblia, em qualquer idioma, em algum continente do mundo, sente-se acertado pela Palavra de Deus. E tem a impressão: O Espírito Santo deve ter pensado pessoalmente em mim. Por isso, a Bíblia é sempre atual, tão refrescante como a manhã, tão confortante como o orvalho depois da noite fria, pois é a Palavra de Deus para os homens. É o milagre da inspiração divina.  (A.W. Tozer).

 

Pesquisa efetuada na Revista CPAD: O Caminho para o Céu.