Quartas-feiras

19h30 reunião de ensino

Domingos

19h culto & ministério infantil

(47) 3370-2119

435ª SEMANA - TEMA: A Ascensão de Cristo e a Promessa de sua Volta

Buscar

Categorias

04

Out

435ª SEMANA - TEMA: A Ascensão de Cristo e a Promessa de sua Volta

Leitura Bíblica: At. 1:9-11; Mc. 16:19; Lc. 24:51

 

TEXTO CHAVE: “Varões galileus, porque estais olhando para o céu? Esse Jesus, que dentre vós foi recebido em cima no céu, há de vir assim como para o céu o vistes ir” Atos 1:11

 

OBJETIVO DA LIÇÃO: Mostrar que o cristão nunca deve perder a esperança do retorno de Cristo, pois a Palavra de Deus nós dá essa garantia.

 

PONTOS A ENFATIZAR:

Os últimos dias de Cristo na terra – Mt. 28:16-20

1) As infalíveis Provas da Ressurreição de Cristo – Após ressuscitar, Cristo ainda permaneceu entre os discípulos durante 40 dias, período em que apareceu a Maria Madalena e suas acompanhantes (Mt. 28:1,5,8-10; Lc. 24:10-11), encontrou-se com os dois discípulos no caminho de Emaús (Lc. 24:13-32) E manifestou-se a todos coletivamente (Jo. 20:19-31), com “muitas e infalíveis provas” de sua ressurreição. Numa alusão de que houve inúmeras testemunhas a respeito deste fato, Paulo chegou a afirmar que Jesus foi visto por mais de 500 irmãos (1 Co. 15:1-6);

2) As últimas instruções no Monte das Oliveiras – Finalmente, o Senhor reuniu os discípulos no Monte das Oliveiras, de onde foi elevado ao céu, depois de lhes deixar as últimas instruções para que pudessem dar continuidade à obra por Ele iniciada. Aqueles homens estavam ainda confusos, pensado que o reino político seria restaurado a Israel naqueles dias. Em razão disso, a admoestação do Mestre se baseou em três pontos fundamentais:

a) A ocasião em que o reino seria estabelecido era assunto exclusivo de Deus;

b) Eles deveriam ser revestidos pelo Espírito Santo para que desempenhassem satisfatoriamente a missão que lhes seria confiada;

c) Eles foram comissionados como testemunhas de Cristo locais, regionais, nacionais e universais.

 

b) A Ascensão de Cristo aos Céus – At. 1:9-11; Lc. 24:51

1) A Ascensão de Cristo é a Esperança da Igreja – O texto de Atos diz: “E quando dizia isto, vendo-os eles, foi elevado às alturas e uma nuvem o recebeu, ocultando-O a seus olhos”. Elevar significa “alçar”, “erguer” ou “exaltar”. Portanto, o Senhor foi exaltado poderosamente à vista dos discípulos, e o seu retorno à plenitude da glória se traduz em esperança para a Igreja pelas seguintes razões, se Ele não voltasse aos céus:

a) ficaríamos limitados à sua presença física;

b) ficaríamos privados de receber o Consolador (Jo. 16:7);

c) ficaríamos privados de vê-lo retornar às nuvens para arrebatar a sua Igreja (Jo. 14:3; 1 Ts. 4:17) e de acompanha-Lo, depois, na instalação do reino milenial (At. 1:11; Zc. 14:4; Ap. 19:11-16).

2) A Ascensão de Cristo testemunhada – A ascensão de Cristo não foi realizada ocultamente, mas todos os discípulos a testemunharam, à semelhança do que aconteceu a Elias, que foi arrebatado num redemoinho à vista de Eliseu (2 Rs. 2:11). Esse fato foi levado em conta com tanta seriedade pelos apóstolos que o critério por eles estabelecido para a substituição de Judas foi o de que essa escolha recaísse sobre uma testemunha ocular do ministério de Jesus, desde o seu batismo até a ascensão (At. 1:21,11).

 

c) A Ascensão de Cristo e a mensagem angelical - (At. 1:10,11).

1) Uma mensagem Esclarecedora. Existe uma profunda relação entre a pergunta dos discípulos a Jesus, registrada no verso 6, e a mensagem proferida pelos anjos após a ascensão, porque esta esclarece o modo como Cristo voltará para estabelecer o seu reino milenial, questão que tanto os preocupava;

2) Uma Mensagem gloriosa – A palavras daqueles anjos trouxeram, também, conforto e despertamento aos discípulos, cujas esperanças foram renovadas. Agora, eles estavam conscientes de que Cristo retornara dos céus, onde permaneceria como sumo sacerdote daqueles que se aproximassem de Deus (Hb. 4:14), para um dia estão arrebatar a Igreja, leva-la às bodas do Cordeiro e finalmente instalar o Seu reino na terra. Consolemo-nos, pois, irmãos, com estas palavras!

 

PENSE NISSO: “A ascensão de Cristo ao céu e a promessa de que um dia Ele voltará para buscar os seus, trazem alento e esperança a todos quantos aguardam esse glorioso evento”.

 

Pesquisa Lições Bíblicas da CPAD.