Quartas-feiras

19h30 reunião de ensino

Domingos

19h culto & ministério infantil

(47) 3370-2119

438ª SEMANA - TEMA: A Vinda de Jesus – Vigilância e Fidelidade

Buscar

Categorias

25

Out

438ª SEMANA - TEMA: A Vinda de Jesus – Vigilância e Fidelidade

Leitura Bíblica: Mt 25:1-4; 10-13

 

TEXTO CHAVE: “E o seu senhor lhe disse: Bem está servo bom e fiel. Sobre o pouco foste fiel, sobre o muito te colocarei: entra no gozo do teu senhor” Mt. 25:21.

 

OBJETIVO DA LIÇÃO: Compreender que a vigilância e a fidelidade são duas virtudes que caracterizam aqueles que estão preparados para a vinda de Cristo.

 

PONTOS A ENFATIZAR:

a) Segundo alguns comentadores, quando se realizavam bodas de casamento entre o povo de Israel, era comum as noivas estarem acompanhadas de um cortejo nupcial, onde cada donzela levava consigo uma tocha acesa, aguardando a chegada do noivo. Portanto, na parábola das dez virgens, o Senhor usou um exemplo semelhante para ensinar acerca da vigilância quanto à sua vinda. As virgens representadas, nesse caso, o modo de cada cristão viver para Deus.

b) A semelhança do Reino dos Céus – (Mt. 25:1) ­­­­- É interessante quando podemos estudar este assunto no sentido prático e geral. Nesta parábola, o Senhor Jesus falava a respeito do reino dos céus, ou seja, o Milênio ou reino davídico (Mc.11:10; Mt. 3:2). Esta parábola se inclui no sermão do Monte das Oliveiras, pregado por Cristo em resposta à pergunta dos discípulos: “Quando serão estas coisas e que sinal haverá da tua vinda e o fim do mundo” (Mt. 24:3). Portanto, o alvo profético dela é: Vigilância e fidelidade.

 c) A cristandade representada pelas dez virgens (Mt. 25:2-4):

1) O verdadeiro e o falso cristianismo – A humanidade cristã está dividida em duas partes, representadas pelas cinco virgens prudentes e pelas cinco loucas. Existem os crentes fiéis, cujo comportamento é marcado pela vigilância, porém há os infiéis, cuja vida não comporta qualquer semelhança com os ensinamentos bíblicos. Estes são crentes apenas de nome, que chegam inclusive a afirmar: “Ainda não é tempo de o Senhor voltar”. Alguns deles vão ainda mais além e dizem: “Cristo não virá”. São os modernistas, que descreem até da Palavra de Deus. Prudência significa no grego, juízo perfeito. Portanto, os crentes fiéis pensam e agem segunda a vontade de Deus, aguardando diligentemente a gloriosa vinda de Cristo;

2) A distinção entre o verdadeiro e o falso cristianismo – Havia uma grande diferença entre as cinco virgens prudentes e as cinco loucas. As primeiras, além de levarem suas tochas acesas, tinham suprimento de azeite suficiente para a eventualidade de o noivo tardar. Aqui fala da constante comunhão com o Espírito Santo. As loucas, porém, desprezaram o suprimento, limitando-se apenas a conduzir suas tochas. Infelizmente muitos crentes seguem o mesmo exemplo, escudando-se unicamente em experiências passadas e esquecendo-se de que a vida cristã é um processo dinâmico, onde sempre acontecem novas experiências espirituais. Outros apelam para o formalismo litúrgico e olvidam a unção do Espírito Santo, sem a qual ninguém poderá alcançar uma vida vitoriosa;

3) O descanso quanto à vinda de Jesus – A parábola registra que todas as virgens adormeceram. O fato de as prudentes dormirem pode indicar que o Senhor não quer que os crentes cheios do Espírito Santo estejam preocupado e inquietos por causa da sua vinda. Ele espera que fiquemos preparados espiritualmente, enquanto cumprimos nossos deveres cotidianos. Contudo, é evidente que as néscias não deviam dormir sem primeiramente adquirir mais azeite.

 

d) A chegada do noivo para as bodas (Mt. 25:6-19):

1) A vinda de Jesus será a Meia Noite – embora muitos pensem que Cristo demorará a voltar ou mesmo que Ele não virá, esta é uma realidade da qual ninguém poderá fugir. As virgens estavam dormindo, quando “à meia noite, ouviu-se um clamor: Aí vem o esposo, sai-lhe ao encontro”. O fato do noivo chegar à meia noite ensina-nos preciosas lições:

a) É um dia que termina e outro que chega;

b) É o momento de maior escuridão;

c) É o momento em que todos, geralmente, estão dormindo. “Foi a meia noite que Deus destruiu os primogênitos dos egípcios e libertou o povo de Israel (Êx. 12:29-31).

2) Na vinda de Jesus não haverá tempo para concerto – As virgens prudentes estavam preparadas e puderam continuar com suas tochas acesas. Todavia, por faltar-lhes a provisão necessária, as virgens loucas foram às pressas comprar azeite, já que as prudentes, exatamente por serem prudentes, quando foram solicitadas a arranjar um pouco, responderam daquela forma. Quando elas voltaram, não mais puderam entrar porque as portas para o banquete se haviam fechado. Que tristeza! Na vinda de Jesus não haverá a mínima possibilidade de concerto. Portanto, precisamos estar com nossas vidas espirituais sempre em consonância com a vontade divina, a fim de que não sejamos surpreendidos.

 

PENSE NISSO: As dez virgens se assemelhavam umas às outras em quase tudo. Tinham tochas acesas, eram damas de honra e aguardavam o noivo. As loucas, todavia, não possuíam o azeite enquanto as prudentes estavam providas dele. Isto significa que, na vinda de Cristo, somente os que tiverem o Espírito Santo serão arrebatados, pois Ele é a garantia dessa promessa.

 

Pesquisa Lições Bíblicas da CPAD. João de Oliveira.