Quartas-feiras

19h30 reunião de ensino

Domingos

19h culto & ministério infantil

(47) 3370-2119

Como procederá o Tribunal de Cristo

Buscar

Categorias

05

Jul

Como procederá o Tribunal de Cristo

(Plano Divino através dos Séculos)


1 - Será um julgamento do trabalho do cristão feito para Deus. (I Co.3:8,14,15; 2 Co. 9:6). Não se trata de julgamento dos pecados do crente. Nossos pecados já foram julgados em Cristo, pela misericórdia e graça de Deus. (2 Co.5:21; Gl.3:13; Jo 5:24; Rm.8:1). Também não é julgamento quanto o nosso destino eterno. Nossa salvação não depende daquilo que faremos para Deus, mas daquilo que Deus fez por nós através da obra redentora que Jesus consumou uma vez para sempre. (Hb. 7:27).O julgamento das nossas obras perante o tribunal de Cristo mostrará como administramos aqui nossos bens, dons, dádivas, nossa vida, energias, dotes, talentos e tudo o que de Deus recebemos. Como remidos por seu sangue, fomos por Ele comprados, e desde então não somos mais nossos. Não temos mais direito de fazermos o que quisermos com a nossa vida e tudo o que temos. Não somos mais donos de nada e sim administradores de Deus ? ?Bons? ou ?maus?. Esse dia de prestação de contas está chegando, e nos convém estar preparados para enfrentá-lo. Conforme Jesus deixou claro em Mateus 20:1-16, será um julgamento mais de qualidade do trabalho feito, do que da quantidade. Ali encontraremos pessoas que trabalharam o dia todo e receberam o mesmo salário de quem trabalhou apenas uma hora.

2 ? Será um julgamento da conduta do cristão. Cada crente será julgado pelo procedimento realizado por meio do corpo. Bom ou mau procedimento. (2 Co. 5:10). A palavra ?mal? na língua grega aparece como KAKOS ou PONEROS, e ambas significam aquilo que é eticamente mal. Porém a palavra PONEROS, além de denotar maldade, tem o sentido de se estar praticando alguma coisa de total inutilidade. Podemos entender que para Paulo as obras más era a prática de coisas sem utilidade alguma, feita de materiais imprestáveis.

3 ? Os materiais da obra de cada crente ? (I Co. 3:12. O apostolo Paulo mencionou seis diferentes tipos de materiais, que figurativamente representam os elementos que empregamos na construção de nossa vida cristã. Os materiais são indicados como ouro, prata e pedras preciosas, madeira, feno e palha. Os três primeiros são resistentes ao fogo do julgamento de Cristo e os três últimos são frágeis e não resistem ao juízo do fogo.

4 ? Será um julgamento do tratamento dispensado aos irmãos na fé. ((Rm. 14:10; Tg.5:4; Mt. 18:23-35). Se formos verdadeiros no íntimo, não há nada que temer nesse julgamento, pois reto é o Juiz (Sl. 51:6). Não haverá injustiças. Jesus, sendo divino e onisciente e justo, e sendo homem conhece perfeitamente a natureza humana.

1) EXAME FINAL NO TRIBUNAL DE CRISTO
No texto de 1 Co. 3:14,15 está declarado que haverá dois resultados finais do exame (a prova de fogo) das obras manifestas: o recebimento e a perda de recompensa.
1- Perda da recompensa > Esse fogo nada tem a ver com o fogo do GEENA. O fogo do tribunal de Cristo é figura da luz que revela as impurezas, ou seja, a purificação. Portanto, as obras feitas por impulso carnal e para a ostentação da carne não suportarão o calor do fogo de Deus, por mais bonitas que sejam, serão desaprovadas.
2) Obtenção de recompensas > As obras praticadas com materiais indestrutíveis na prova do fogo serão dignas da recompensa final. O N.T. apresenta várias recompensas, mas destaca algumas relativas as atividades especiais. O próprio Senhor Jesus, Juiz desse tribunal, é quem fará a entrega dos prêmios, galardões, recompensas. ( 2 Co. 9:6) Ele declara a João na ilha de Patmos: (Ap. 22:12). O apóstolo João declara, também, que todo crente receberá o seu louvor (elogio) da parte de Deus ( Co. 4:5).
3) Tipos de recompensas > O N.T. usa uma linguagem especial dos tempos do primeiro século da era cristã relativa ao tipo de galardão que os vencedores das olimpíadas gregas e romanas recebiam como premio. Havia coroas de vários materiais representando o tipo de vitória conquistada por aqueles vencedores ( I Co. 9:24,25).
1) A COROA DA VITÓRIA > ( I Co. 9:25) > Também chamada de Incorruptível. A vida cristã se constitui numa batalha espiritual contra três inimigos terríveis: a carne, o mundo e o Diabo. Esta coroa é denominada, como coroa incorruptível, porque se refere à conquista do domínio do crente sobre o velho homem.
2) A COROA DA JUSTIÇA > (2 Tm. 4,7,8). É o premio dos fiéis, dos batalhadores da fé, dos combatentes do Senhor, os quais vencendo tudo, esperam a Sua vinda.
3) A COROA DA VIDA > (Ap. 2:10; Tg. 1:12) > É a coroa especial do mártir ou aquele que estiver tão consagrado ao Senhor que alegremente daria a sua vida na causa de Cristo.
4) A COROA DE GLÓRIA > (1 Pd. 5:2-4) . Esta coroa está reservada para os servos fiéis que trabalharam não por amor ao lucro, nem para exercer domínio, mas trabalharam de boa vontade , pelo amor a Deus e as almas.

CONCLUSÃO: A lição maior que aprendemos acerca do tribunal de Cristo consiste em atentarmos diligentemente para a nossa responsabilidade individual como cristãos no que se refere às ações tanto as de caráter social quanto as espirituais praticadas em beneficio do reino de Deus.